Traduzir

Rádio Graciosa


19 junho 2020

Câmara prorroga apoios até Setembro e aprova contas de 2019 e revisão ao orçamento

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu na Quinta-feira, na Junta de Freguesia da Luz.
No encontro foi aprovada por unanimidade, a prorrogação do pacote de medidas de apoio, no âmbito da pandemia da covid-19. Estas medidas passam a vigorar até ao próximo mês de Setembro.
Foi ainda apresentado o relatório de prestação de contas e gestão de 2019, documentos que sintetizam toda a atividade no Município naquele ano.
Na discussão deste ponto, Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, destacou que os documentos demonstram “uma situação financeira estável e equilibrada” e evidenciou a execução global de 91% para a receita e de 85% para a despesa. Em 2019, o Município graciosense gerou uma receita corrente de 3,7 milhões de euros e a execução orçamental das despesas correntes foi de pouco mais de 3,2 milhões de euros. O autarca destacou ainda 3 valores, nomeadamente 1,3 milhões relativos a despesas com pessoal, 163 mil euros de encargos com empréstimos e 671 ml euros de apoios concedidos.
As contas de 2019 da Câmara Municipal apresentaram um resultado líquido positivo de cerca de 453 mil euros.
Das ações inscritas no plano destacou-se os apoios sociais, às colectividades e entidades culturais, natalidade, apoios às juntas de freguesia, bairros municipais, investimentos em redes de águas, aquisição de nova viatura de recolha de resíduos, manutenção de rede viária e quanto a obras de maior volume, a conclusão do Parque Empresarial, do Edifício de apoio ao Parque de Campismo e 65% da empreitada da reabilitação da rede viária e Centro Histórico de Santa Cruz.
As contas de 2019 foram aprovadas por unanimidade, tal como a segunda revisão ao orçamento de 2020, cujo reforço 259 mil na despesa de capital e 146 mil euros na despesa corrente será utilizado para apoios às juntas de freguesias, às sociedades recreativas e culturais, associação de bombeiros e ainda a criação do fundo de emergência social.
No encontro foi ainda aprovada a alteração ao mapa de pessoal, assunto que transitará para aprovação em Assembleia Municipal.

Twitter Facebook Favorites More