Traduzir

Rádio Graciosa


20 junho 2020

Resumo Semanal de 8 a 12 de Junho de 2020

Linha Branca iniciou-se a 15 de Junho

Tratou-se de um dia marcante, com a Graciosa a ser finalmente incluída no transporte marítimo do Grupo Central e que registou procura logo no primeiro dia.
Até 14 de Setembro, decorre assim a ligação marítima de passageiros e viaturas entre todas as ilhas do Grupo Central, com duas viagens semanais, às segundas e sextas-feiras.
Vasco Cordeiro, Presidente do Governo dos Açores, disse que a tomada desta decisão tem duas componentes. A primeira é a ausência da ligação sazonal e a segunda uma redução de procura na rota do triângulo, que permite libertar meios para criar esta nova linha.
A integração da Graciosa nos transportes marítimos de passageiros e viaturas do Grupo Central é solicitada há muito tempo por todas as entidades públicas, empresários e associações da Ilha Graciosa.



Obras de proteção da orla costeira da Barra vão trazer ainda mais benefícios para a Graciosa

Os deputados José Ávila, Manuel José Ramos e Ricardo Ramalho visitaram, no sábado, as obras de proteção da orla costeira da Barra, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, para “verificar o andamento deste empreendimento que é estruturante para a ilha”, adiantou o Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores.
José Ávila destacou que “o investimento aqui realizado tem a capacidade para instalar a Marina da Graciosa, razão pela qual a Câmara Municipal, ao abrigo de acordos estabelecidos com o Governo dos Açores, iniciou, já há algum tempo, os procedimentos necessários - desde o levantamento topo-hidrográfico até ao projeto final -, para a construção de uma estrutura de apoio à náutica de recreio e às suas atividades conexas, onde se inclui um edifício de apoio construído de raiz”.



Associação Equestre garante pódio em concurso de dressage nacional

O binómio açoriano, Diogo de Mendonça Raimundo e Iuca, garantiu novamente o pódio para Associação Equestre Graciosense (AEG) no concurso de dressage nacional (CDN), disputado na Companhia das Lezírias. Foi no fim de semana de 6 e 7 de Junho, que se estrearam no novo nível de competição, o nível complementar, tendo alcançado no primeiro dia um terceiro lugar e no segundo dia subindo a tabela para o primeiro lugar com uma média de 66%.
Embora afastados geograficamente da ilha Graciosa, por questões profissionais, o conjunto permanece a competir com a camisola da AEG, continuando a trabalhar em prol da sua carreira e do sucesso de uma instituição que muito acredita puder fazer pela comunidade em que se insere.



Desembarques de Maio foram quase o dobro de Abril

Em Maio de 2020 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 2.441 passageiros, verificando-se uma diminuição de 98,4% face ao mesmo mês de 2019, mas quase o dobro em relação ao mês anterior.
Todas as ilhas apresentaram variações homólogas negativas acima de 96%, com a Graciosa a registar apenas 77 desembarques, quando no mês anterior tinham sido apenas 47. Os desembarques de Maio de 2019 tinham sido 2.286.
Nos embarques, foram registados 75, uma redução de mais de 90 %, em relação aos 2.375 de igual mês do ano passado.
De Janeiro a Maio, o Aeródromo da Graciosa registou 203 descolagens de aviões, que trouxeram 30.457 Kg de carga e 8.693 Kg de correio. Por via aérea saíram da Graciosa 74.739 Kg de carga e 3.746 Kg de correio.


Rede Valorizar promove formação de inglês à distância

A Rede Valorizar iniciou no final de Maio a sua primeira formação organizada para ser ministrada totalmente a distância.
Trata-se de uma formação de Inglês, que engloba as UFCD de LEI e LEC, num total de 100 horas.
Nessa primeira fase, foram formadas 4 turmas, num total de 110 adultos, na sua maioria integrados em processos de RVCC de nível Secundário, residentes nas ilhas Faial, Flores, Graciosa, Pico, São Miguel e Terceira. A equipa é constituída por 4 formadoras de Inglês, de São Miguel e do Faial.
Decorreram ainda certificações de nível Secundário a distância, para várias ilhas como Terceira e Graciosa.




Águas balneares da Graciosa aptas para banhos

Segundos os resultados, tornados públicos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, a Piscina do Carapacho apresenta água proporia para banho, sendo expectativa que continue a manter a qualidade “Excelente” atribuída no ano de 2019, o mesmo acontece com a zona balnear da Praia na Freguesia de São Mateus. Já no que diz respeito à Calheta em Santa Cruz da Graciosa, caso mantenha a qualidade Excelente em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, poderá depois concorrer a algum galardão de classificação das zonas balneares.
A zona balnear que continua a apresentar a melhor água balnear é a zona balnear do Barro Vermelho. Esta zona de Santa Cruz da Graciosa foi este ano novamente galardoada com Bandeira Azul, uma vez que mantém a qualidade “Excelente” da sua água, desde o ano de 2016, de forma ininterrupta.
As análises realizadas a 8 de Junho, foram as primeiras do ano 2020 e serão repetidas já no próximo dia 22, mantendo-se várias recolhas de amostra de águas até ao final do mês de Setembro.



José Ávila garante que “SATA foi e continuará a ser o garante da coesão económica e social das Ilhas dos Açores”

No âmbito de um debate parlamentar sobre o Grupo SATA, o Partido Socialista dos Açores insistiu na importância da companhia aérea como “garante da coesão económica e social das Ilhas dos Açores”. José Ávila lamentou as constantes críticas feitas à SATA e lembrou o papel fundamental que esta teve no combate à pandemia e que vai ter no relançamento do turismo nos Açores.



João Costa lembra que PSD nunca desistiu da construção de uma Marina na Ilha Graciosa

O deputado João Bruto da Costa afirmou na terça feira que o PSD/Açores “nunca desistiu da construção de uma Marina na Ilha Graciosa”, em contraste com o PS, “que ainda hoje votou sozinho contra uma proposta nossa que visava a prática da náutica de recreio na Baía da Barra”. João Costa felicitou o Presidente do Governo pela tomada de posição na sua última passagem pela Graciosa, em que garantiu a instalação de equipamentos para cerca de 50 embarcações, numa primeira fase.
No âmbito do debate sobre a proposta, José Ávila criticou o “arrojo do PSD” ao apresentar propostas que o PS já está a implementar, Ricardo Ramalho afirmou que obra da Barra “será um pólo de desenvolvimento para a náutica de recreio”, enquanto que Manuel José Ramos acusou o PSD de aproveitamento político.



Anac aguarda reclassificação da pista para aprovar projeto de construção da aerogare

O deputado do PSD Açores na Assembleia da República Paulo Moniz, questionou o Presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre o projeto da nova aerogare da Graciosa, que segundo o Governo, aguarda há dois anos por parecer daquela entidade reguladora.
Paulo Moniz entende que se trata de um processo que merece celeridade, que se agravou com o incêndio de 24 de Maio.
Na resposta, Luís Ribeiro, Presidente da ANAC, disse que o projeto não está há dois anos à espera de parecer, até porque aquela entidade aguarda a reclassificação da pista.
O responsável pela ANAC explicou que "a forma como a pista foi classificada, não permite a construção da nova aerogare naquele local". A pista está a ser reclassificada, num trabalho com as autoridades locais, para depois decorrer o concurso público da empreitada.



Junta de Freguesia de Guadalupe recebeu galardão Eco Freguesia 2019

A Junta de Freguesia de Guadalupe recebeu o Galardão ECO-FREGUESIA Freguesia limpa, referente ao ano 2019.
De referir que as 4 freguesias da ilha ostentam este galardão, sendo que o prémio de excelência de 2019 foi atribuído à junta de Santa Cruz. São Mateus e Luz receberam os prémios A Minha Ribeira.




Câmara prorroga apoios até Setembro e aprova contas de 2019 e revisão ao orçamento

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu na Quinta-feira, na Junta de Freguesia da Luz.
No encontro foi aprovada por unanimidade, a prorrogação do pacote de medidas de apoio, no âmbito da pandemia da covid-19. Estas medidas passam a vigorar até ao próximo mês de Setembro.
Foi ainda apresentado o relatório de prestação de contas e gestão de 2019, que apresentaram um resultado líquido positivo de cerca de 453 mil euros.
Na discussão deste ponto, Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, destacou que os documentos demonstram “uma situação financeira estável e equilibrada” e evidenciou a execução global de 91% para a receita e de 85% para a despesa. Em 2019, o Município graciosense gerou uma receita corrente de 3,7 milhões de euros e a execução orçamental das despesas correntes foi de pouco mais de 3,2 milhões de euros. O autarca destacou ainda 3 valores, nomeadamente 1,3 milhões relativos a despesas com pessoal, 163 mil euros de encargos com empréstimos e 671 ml euros de apoios concedidos.
As contas de 2019 foram aprovadas por unanimidade, tal como a segunda revisão ao orçamento de 2020, cujo reforço 259 mil na despesa de capital e 146 mil euros na despesa corrente será utilizado para apoios às juntas de freguesias, às sociedades recreativas e culturais, associação de bombeiros e ainda a criação do fundo de emergência social.
No encontro foi ainda aprovada a alteração ao mapa de pessoal, assunto que transitará para aprovação em Assembleia Municipal.




Autarca da Luz pretende concretizar homenagem toponímica

George Ortins perguntou sobre o ponto de situação do pedido de apoio do Desportivo Luzense para obras de beneficiação da sede, reiterou o pedido antigo sobre a Canada da Emília e solicitou apoio em trabalhos de eletricidade, quer para o Parque de Campismo, quer para a vigia e Casa das Lavadeiras. Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara informou que o pedido de apoio será discutido em breve e mostrou disponibilidade para colaboração nos trabalhos de eletricidade necessários na freguesia. Ficou agendada uma visita dos dois autarcas às Canadas da Emília e da Inês, para encontrar uma solução para as duas situações.
O autarca da Luz manifestou ainda intenção de executar uma proposta da "Junta de Paróquia", aprovada a 28 de Junho de 1896, que visava prestar reconhecimento e gratidão dos luzenses. George Ortins propôs que o Município considere atribuir nomes a 3 ruas da Freguesia, de acordo com a transcrição da ata da Junta de Paróquia, designadamente, "1º a partir do edifício balnear até ao Largo onde começa o caminho que vai para a "Portela" - Estrada do Conselheiro Afonso Castro; 2º desde aquele Largo até uma canada de servidão que se encontra entre as casas de morada dos cidadãos Manuel António Ortins e Manuel José Espinola - Estrada de Vasco Gil Sodré; 3º desde esta canada até à que dá servidão para o sitio das "Terras" - Estrada do Doutor Brito de Albuquerque".
O Presidente da Câmara considerou a proposta interessante e disse que vai pedir parecer à entidade responsável por aquelas estradas.




PSP realizou detenção e operação de fiscalização

Segundo informação do Comando Regional, durante a ação, na Terça-feira dia 16 de Junho, que se insere no Plano de Atividade Operacional, foram fiscalizados 22 veículos e detetadas 2 infrações de natureza contraordenacional por falta de documentos.
No mesmo dia, foi detido um indivíduo do género masculino de 58 anos, por condução de veículo sob o efeito de álcool, acusando uma TAS de 1,77 g/l.




Twitter Facebook Favorites More