Traduzir

Rádio Graciosa


19 junho 2020

Autarca da Luz pretende concretizar homenagem toponímica

A Junta de Freguesia da Luz acolheu a reunião camarária desta semana, tendo o autarca aproveitado para pedir alguns esclarecimentos e apoios.
George Ortins perguntou sobre o ponto de situação do pedido de apoio do Desportivo Luzense para obras de beneficiação da sede, reiterou o pedido antigo sobre a Canada da Emília e solicitou apoio em trabalhos de eletricidade, quer para o Parque de Campismo, quer para a vigia e Casa das Lavadeiras. Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara informou que o pedido de apoio será discutido em breve e mostrou disponibilidade para colaboração nos trabalhos de eletricidade necessários na freguesia. Ficou agendada uma visita dos dois autarcas às Canadas da Emília e da Inês, para encontrar uma solução para as duas situações.
O autarca da Luz manifestou ainda intenção de executar uma proposta da "Junta de Paróquia", aprovada a 28 de junho de 1896, que visava prestar reconhecimento e gratidão dos luzenses. George Ortins propôs que o Município considere atribuir nomes a 3 ruas da Freguesia, de acordo com a transcrição da ata da Junta de Paróquia, designadamente, "1º a partir do edifício balnear até ao Largo onde começa o caminho que vai para a "Portela" - Estrada do Conselheiro Afonso Castro; 2º desde aquele Largo até uma canada de servidão que se encontra entre as casas de morada dos cidadãos Manuel António Ortins e Manuel José Espinola - Estrada de Vasco Gil Sodré; 3º desde esta canada até à que dá servidão para o sitio das "Terras" - Estrada do Doutor Brito de Albuquerque".
O Presidente da Câmara considerou a proposta interessante e disse que vai pedir parecer à entidade responsável por aquelas estradas.


Nota de Imprensa da Junta de Freguesia da Luz



"No passado dia 18 de junho de 2020, decorreu a Reunião Pública Ordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, no edifício da Junta de Freguesia da Luz, com a participação do Senhor Presidente da Junta Freguesia George Ortins Lobão.

O Presidente da Junta de Freguesia da Luz agradece a todos os luzenses pelo comportamento verificado durante a fase mais crítica da pandemia provocada pelo novo coronavírus, congratulando-se pela freguesia da Luz ter sido a única a não registar qualquer caso de infeção por COVID-19, assinalando o facto do regresso das reuniões presenciais da Câmara Municipal ter ocorrido nesta freguesia, o que é de louvar.

No período de intervenção do público, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia da Luz agradeceu a presença do executivo Municipal nas instalações da Junta de Freguesia e congratulou a Câmara pela conclusão do processo de legalização dos terrenos onde está instalado o Parque de Campismo do Carapacho, agradecendo todo o empenho do Senhor Presidente da Câmara Municipal neste processo. 

George Ortins Lobão questionou também qual o ponto de situação do apoio requerido pelo Grupo Desportivo Luzense, no âmbito de obras de beneficiação da sua sede, tendo em conta que as obras decorrem a bom ritmo, sendo um esforço financeiro extra, e em tempos de crise devido à situação epidemiológica do COVID-19, para um clube desta dimensão, pedido ao qual o Senhor Presidente da Câmara comprometeu-se com a sua discussão brevemente em reunião camarária, demonstrando. 

O Presidente da Junta de Freguesia da Luz solicitou também a colaboração da autarquia na cedência de eletricistas para apoiar uma intervenção no Parque de Campismo e na conservação dos edifícios da Vigia e das Casas das Lavadeiras, pedido ao qual o Senhor Presidente da Câmara demonstrou disponibilidade para colaborar nos serviços de eletricidade solicitados, bem como para proceder a trabalhos de conservação da vigia e da Casa das Lavadeiras. 

Voltou a ser reforçado um pedido já recorrente, reiterando George Ortins Lobão a necessidade de resolução da situação da Canada da Emília, ficando agendada uma visita dos dois autarcas à Canada da Emília e à Canada da Inês, para que se possa discutir uma solução viável para aqueles lugares.

George Ortins Lobão, em representação dos Luzenses, apresentou uma proposta de interesse público para a freguesia, sugerindo a execução de uma proposta, relativa à toponímia, data do século XIX, precisamente do ano de 1896. Assim, com o intuito de prestar homenagens de reconhecimento e gratidão dos luzenses, tal como consta numa proposta apresentada na sessão ordinária da Junta de Paróquia da Freguesia de Nossa Senhora da Luz, realizada no dia vinte e oito de junto do ano de mil, oitocentos e noventa e seis, George Ortins Lobão colocou à consideração do executivo camarário a atribuição dos seguintes nomes às ruas que a seguir se descreve, por via da transcrição da ata da mencionada reunião: “1.º - a partir do edifício balnear até ao largo onde começa o caminho qua vai para a “Portela” - Estrada do Conselheiro Afonso Castro; 2.º - desde aquele Largo até uma canada de servidão que se encontra entre as casas de morada dos cidadãos Manuel António Ortins e Manuel José Espínola – Estrada de Vasco Gil de Sodré; 3.º - deste esta canada até à que dá servidão para o sítio das “Terras” – Estrada do Doutor Brito de Albuquerque.”

Em resposta, Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, considerou a proposta muito interessante, comprometendo-se a solicitar parecer ao Delegado de Ilha da Secretaria Regional dos Transportes de Obras Públicas, entidade responsável pelas referidas estradas.

A Junta de Freguesia da Luz reitera a sua total disponibilidade para cooperar com todas as entidades públicas da ilha, sempre em prol da melhoria do bem-estar dos luzenses e sempre em benefício da Freguesia da Luz e dos seus cidadãos". 


O Presidente,

George Ortins Lobão


Twitter Facebook Favorites More