Traduzir

Rádio Graciosa


30 abril 2020

Câmara Municipal deu parecer favorável ao Roteiro da Região Autónoma dos Açores “Critérios para uma saída segura da pandemia Covid-19”

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa pronunciou-se sobre o Roteiro da Região Autónoma dos Açores “Critérios para uma saída segura da pandemia Covid-19”, emitindo um parecer favorável ao documento.
Segundo nota do Presidente da Câmara Municipal, a opinião do executivo municipal é a de que se trata de “um documento muito bem estruturado e elucidativo da situação que se vive atualmente no nosso país e, de formar particular, em cada uma das ilhas na nossa Região, no qual é apresentado um plano faseado, prudente e sensato do processo de desconfinamento e reversão progressiva da medidas restritivas a que temos estado sujeitos nos últimos tempos devido à pandemia da COVID-19, que garante, por um lado, a redução do risco de propagação do novo coronavírus e, por outro, a reabertura gradual e monitorizada dos serviços e da economia das ilhas dos Açores”.
O município de Santa Cruz da Graciosa destaca que o roteiro “ observa as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Comissão Europeia e prevê a manutenção de algumas das restrições, como o distanciamento social, o confinamento das pessoas de risco e a imposição de uso de equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, em locais específicos, sobretudo aqueles que juntam mais pessoas”.
No parecer, o Municicpio de Santa Cruz da Graciosa destaca que “a situação atual e o facto de nos Açores nunca se ter passado à fase de mitigação, permite-nos encarar o futuro próximo com algum otimismo e, nesse sentido, consideramos que estamos prontos para esta nova fase, embora com níveis distintos de abertura em cada uma das ilhas e até alguma diferenciação por concelhos, sobretudo em S. Miguel”.
O Município apresenta como ressalva que “as avaliações previstas no referido roteiro devem ter um espaço mais curto, ou seja, passando para avaliação quinzenal”.

Twitter Facebook Favorites More