Traduzir

Rádio Graciosa


13 julho 2018

Projeto Graciólica já tem licença de produção e iniciou a fase de testes

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo visitou a 'Graciólica', que disse ser um projeto inovador, com projeção a nível europeu, que tem potencial para colocar a ilha Graciosa “na linha da frente no aproveitamento dos recursos naturais renováveis para a produção de energia, em combinação com o armazenamento, enquanto uma prática pioneira em Regiões Ultraperiféricas”.
Marta Guerreiro, que falava após uma visita ao local, salientou que o projeto deu resposta aos requisitos técnicos e funcionais, permitindo que na Quarta-feira fosse emitida a licença de produção.
Assim já pode decorrer a fase de testes de produção de energia, em funcionamento do sistema como um todo, enquanto etapa essencial para que, posteriormente, “a energia possa ser injetada na rede com a qualidade exigida.
Com uma potência instalada de 5,5 MW, este projeto pode permitir que cerca de dois terços da eletricidade produzida na ilha seja de origem renovável, integrando um sistema híbrido de produção eólica e fotovoltaica, e um conjunto de baterias para armazenamento de energia, contribuindo fortemente para o aumento da percentagem de fontes de energia renováveis no contexto regional.

Fonte: GACS


Twitter Facebook Favorites More