Traduzir

Rádio Graciosa


13 junho 2017

Novo Matadouro da Graciosa estará pronto no início de 2018

O presidente do Governo dos Açores iniciou a sua visita à Graciosa, com uma visita à obra de construção do novo matadouro da Graciosa.
Uma infra-estrutura que será moderna, com os melhores equipamentos e tecnologias da atualidade, cuja área coberta será de 2.200 metros quadrados, que estão ainda em fase de aterro.
O novo matadouro comportará 27 bovinos na sala pré-abate, em boxes individuais e existirá uma zona específica de acesso para o gado bravo, com acesso direto e seguido para a nave de abate, em que o funcionário terá um contacto mínimo com o animal.
Uma máquina de esfola vai também optimizar o tempo de trabalho no matadouro, que é construído com preocupações ambientais, exemplo disso é a central de frio a amoníaco, que respeita o ambiente.
O Matadouro da Graciosa terá uma capacidade para tratar 15 animais por hora, o que por ano se traduzirá em cerca de 3.000 bovinos e perto de 4.000 suínos.
A obra custará cerca de 5 milhões de euros e a sua conclusão está prevista para o início do próximo ano.

Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores disse que, em simultâneo com este investimento, que decorre na rede de abate, o governo está já a trabalhar na área dos transportes, de modo a que seja reduzido o tempo entre o abate do animal e a chegada do produto ao consumidor final.



Twitter Facebook Favorites More