Traduzir

Rádio Graciosa


13 junho 2017

Cuidadores Formais das Santas Casas da Graciosa são os primeiros dos Açores a receber formação

O presidente do Governo Regional dos Açores, presidiu na manhã desta Terça-feira à cerimónia de abertura da formação para cuidadores formais, a decorrer no antigo Centro de Saúde da Graciosa.
A Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, entidade certificada para formação, é que vai ministrar o curso de 50 horas, em que vão participar 20 formandos das Santa Casas de Santa Cruz da Graciosa e da Vila da Praia. O curso será divido em 3 módulos, envelhecimento e dependência, metodologia de cuidados e prestação de cuidados à pessoa idosa.
O provedor da Santa Casa de Angra, Bento Barcelos, disse que 23 misericórdias dos Açores vão participar neste projeto de formação, com objetivo de “servir as populações”.
Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores, disse que um inquérito realizado há 2 anos nas Santas Casas, elegeu a formação como a necessidade mais premente destas instituições. Assim a formação que se iniciou na Graciosa, é o ponto de partida para uma formação de âmbito regional, que vai abranger cerca de 600 cuidadores formais de idosos, durante os próximos 12 meses.
O objetivo desta iniciativa é a melhor formação e qualificação dos formadores, sem custos para as instituições de solidariedade social e também dar cumprimento ao programa de governo.
O presidente do Governo Regional anunciou ainda que está em curso um trabalho, também para apoio ao cuidador informal.




Twitter Facebook Favorites More