Traduzir

Rádio Graciosa


09 junho 2017

Médico Graciosense Álvaro Gregório vai receber insígnia de Comendador da Ordem de Mérito

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, será comemorado na Região Autónoma dos Açores pelo Gabinete do Representante da República, em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Junto à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo haverá, pelas 10h30 hastear das Bandeiras, seguindo-se Guarda de Honra e a execução dos Hinos Nacional, da Região e da União Europeia.
No Solar da Madre de Deus, às 18h00 decorrerá uma Sessão Solene, com momentos musicais e uma Intervenção do Representante da República.
Nesta sessão haverá ainda a imposição de condecorações atribuídas pelo Presidente da República, que este ano decidiu agraciar nos Açores os médicos Álvaro Graco da Cunha Gregório e José Henrique Rocha Lourenço, com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito.
O Dr. Álvaro, como é ainda hoje chamado pelos graciosenses, nasceu, em Santa Cruz da Graciosa, a 08 de Setembro de 1936.
Depois de concluir os estudos liceais na Terceira, foi para Coimbra onde se licenciou em Medicina, em Janeiro de 1965.
A sua carreira profissional foi iniciada na Graciosa, onde exerceu medicina durante sete anos. Veio a especializar-se em Medicina Interna e em Imunoalergologia tendo exercido sempre no Hospital de Angra do Heroísmo, onde foi ainda Diretor do Serviço de Medicina e Presidente do Conselho de Administração.
Hoje com 80 anos, ainda trabalha no Centro de Oncologia dos Açores e faz voluntariado em algumas instituições, com especial destaque para a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, nomeadamente na geriatria.

Álvaro Gregório é um Graciosense notável e também um açoriano de renome, é por isso que a Assembleia Legislativa dos Açores o agraciou com a Insígnia Autonómica de Mérito Profissional, na celebração do Dia dos Açores em 2012.

Entre os quatro condecorados deste ano, há ainda outro nome conhecido dos graciosenses, o do professor Eduardo Brito de Azevedo, responsável pelo departamento de climatologia da Universidade dos Açores, que vai receber o Grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública. 
Eduardo Brito é um dos responsáveis pela Estação ARM na Graciosa e um dos principais impulsionadores da sua implementação nesta ilha.

Twitter Facebook Favorites More