Traduzir

Rádio Graciosa


30 março 2017

Normas dos incentivos à fixação de médicos e deslocação de especialistas serão revistas em Abril

O Secretário Regional da Saúde assumiu ontem alterar as normas dos incentivos à fixação de médicos e da deslocação de especialistas às ilhas sem hospital.
“O compromisso é o de durante o mês de abril apresentar propostas concretas, quer às ordens quer aos sindicatos, relativamente à deslocação de especialistas, e aos incentivos à fixação dos médicos", disse Rui Luís, à margem de uma reunião com a Presidente do Conselho Médico nos Açores da Ordem dos Médicos.
Depois de concluída a ronda de reuniões com os representantes dos profissionais de saúde, a Secretaria Regional propõe-se apresentar, aos sindicatos e às ordens, uma proposta de alteração legislativa.
Relativamente aos especialistas, disse que há “muitos doentes a deslocarem-se” e que querem que “eles sejam atendidos na sua própria ilha”.
O titular da pasta da saúde esclareceu que “não é possível ter todas as especialidades em todas as ilhas” e que “interessa resolver é o sistema de deslocação de especialistas para garantir a acessibilidade de todos os açorianos às especialidades”.
No que toca à fixação de médicos, e conforme decorreu das conclusões do encontro, “não são apenas incentivos financeiros que estão em causa”, por exemplo, criar condições para uma melhoria contínua da qualidade da formação desses médicos, para a qual a ordem dos médicos demonstrou disponibilidade e contribuir para incentivar as direções dos serviços de saúde a solicitarem as idoneidades formativas.


Twitter Facebook Favorites More