Traduzir

Rádio Graciosa


25 setembro 2015

Resumo Semanal de 21 e 25 de Setembro de 2015


GNR apreendeu mais de 60 litros de aguardentes na Graciosa e Terceira

A GNR anunciou a apreensão, nas ilhas Terceira e Graciosa, nos Açores, de cerca de 63 litros de aguardentes, por terem sido “detetadas 14 infrações por introdução irregular em consumo de aguardentes bagaceiras”.
Um comunicado da GNR adianta ainda que foram “elaborados 14 autos de contraordenação, punidos com coima mínima no valor de 250 euros”, no âmbito de uma operação de fiscalização a 33 estabelecimentos de restauração e bebidas das duas ilhas.





Santa Casa da Praia realizou viagem com idosos ao Pico

Um grupo, de cerca de 30 idosos esteve em passeio pela ilha do Pico, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Praia.
Trata-se da habitual viagem anual que aquela instituição organizada, tendo levado grupos de idosos aos mais variados pontos do país. Os idosos oriundos das freguesias de São Mateus, Luz e Guadalupe, participaram em passeios e visitas a diversas instituições como queijarias, cooperativas, lagoas e Museus da ilha do Pico, através de um intercâmbio com o grupo de Idosos de São João, que esteve a semana passada na Graciosa.
Nesta viagem contaram com a recepção e apoio da Câmara Municipal da Madalena.




Graciosa continua mal servida pelos transportes

Chris Chrystello, presidente da Associação Internacional Congressos da Lusofonia, falou numa entrevista à Rádio Graciosa sobre os desafios de organizar este evento na ilha Graciosa.
Um dos investigadores da Associação, para conseguir chegar à Graciosa, fará a viagem Lisboa-Horta-Ponta Delgada-Angra do Heroísmo e finalmente Santa Cruz da Graciosa.
Um dos convidados ilustres do evento, D.Ximenes Belo, terá que pernoitar numa ilha, para no dia seguinte conseguir chegar à Graciosa.
São dificuldades com que se deparam as organizações de eventos a realizar na Graciosa e que resultam no novo sistema de transportes implementado na região, concluindo-se que a Graciosa está mal servida no que diz respeito a transportes.



Dormidas na Graciosa diminuíram 11,7% de Janeiro a Julho

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Julho, os estabelecimentos hoteleiros registaram 180,6 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 12,0%.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Julho, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as de São Jorge, das Flores, de São Miguel, do Pico, do Faial, do Corvo e da Terceira, respetivamente com, 45,5%, 24,1%, 23,7%, 23,3%, 15,4%, 9,7% e 4,5%.
As ilhas que apresentaram uma variação homóloga acumulada negativa foram as da Graciosa com, 11,7% e de Santa Maria com 1,4%.
De Janeiro a Julho deste ano foram registadas 5 mil 845 dormidas, número inferior às 6 mil 616 no mesmo período do ano passado.
Apesar desta redução, o mês de Julho foi um pouco melhor do que o de 2014, com um aumento para 1.381, o que traduz num ligeiro aumento de 3,8%, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
No passado mês de Julho a taxa de ocupação foi de 24,7% e uma estada média de 2,6 noites.
Os proveitos totais tiveram uma descida de 16,1%, pois o sector rende apenas cerca de 230 mil euros, nos primeiros 7 meses deste ano.




Eleições Legislativas com 4.456 eleitores inscritos na Graciosa

As eleições para a Assembleia da República, também designadas como eleições legislativas portuguesas de 2015, realizar-se-ão no dia 4 de Outubro de 2015, domingo.
Os Açores elegem 5 deputados, do total de 230 que compõe a Assembleia da República.
Na Graciosa estão inscritos 4.456 eleitores, distribuídos pelas 9 secções de votos.
Na freguesia da Luz são 762 os eleitores inscritos, em São Mateus 812, no Guadalupe 1.142 e em Santa Cruz 1740.




Freguesia de Santa Cruz homenageou antigos autarcas

Na noite de Segunda-feira realizou-se uma cerimónia de homenagem promovida pelo atual elenco da Junta de Freguesia Santa Cruz Graciosa aos seus anteriores Presidentes.
Tratou-se do “reconhecimento do seu trabalho público em prol da freguesia e seus habitantes. Desta forma simbólica, assinalaram a história e dedicação de todos ao longo de 40 anos de democracia.”
Nas onze eleições que ocorreram para a Assembleia e Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, PS e PSD alternaram a responsabilidade de gestão e fiscalização da acção da Freguesia.
Em Dezembro de 1976 foi eleito Manuel dos Santos Sodré, agente de viagens e correspondente do Banco Micaelense, então com 51 anos de idade.
Em Dezembro de 1979 foi eleita Maria Teodora de Borba, professora, mas exercendo na altura funções de Directora no Museu da Graciosa.
Maria da Conceição Cordeiro era uma jovem com 26 anos de idade, quando em 1982 foi eleita, tendo Teodora Borba sido a vencedora da eleição seguinte em 1985 e acabou ainda por cumprir um terceiro mandato em 1993.
Em 1989, o mandato das Autarquias passa de três para quatro anos e nesse ano é eleito José do Nascimento Ávila.
Aos 40 anos de idade, o professor João Manuel Teixeira Bettencourt, iniciou em 1997 um período de quatro mandatos consecutivos até 2013.





"Carlos César devia assumir a sua responsabilidade pelo atraso da Graciosa", diz PSD

O PSD Graciosa emitiu um comunicado dizendo que "mais uma vez Carlos César veio a Graciosa não para prestar contas da sua governação de 16 anos que deixou a ilha ao abandono, mas apenas para falar mal do PSD e atribuir as culpas dos seus insucessos ao Governo da República.
Esperava-se que, desta vez, Carlos César tivesse coragem de vir à Graciosa assumir os seus erros e as suas responsabilidades pelo estado a que a economia da ilha chegou, mas ao invés disso Carlos César veio a Graciosa para falar mal de Berta Cabral e de Passos Coelho."
O PSD Graciosa afirma que esperava-se que "Carlos César falasse da desertificação, da falta de transportes, dos problemas da lavoura, da falta de recursos na pesca, do aumento da pobreza na ilha, da constante saída de jovens, ou da tragédia que se verifica no turismo da ilha, ao invés disso, Carlos César e o PS querem que os Graciosenses e açorianos esqueçam todos os planos que iam salvar a ilha do marasmo a que o Partido Socialista a conduziu."
Na Graciosa, "César e os candidatos do PS falam de credibilidade e de se fazerem ouvidos no Governo da República, mas durante 20 anos de governação socialista essa credibilidade e influência não se fizeram notar na ilha Graciosa."





PS diz que PSD "desfia uma série de mentiras"

Refere a comunicação dos socialistas que "roído pela excelente receção que os Graciosenses dispensaram ao Presidente do Partido Socialista, Carlos César, o PSD-Graciosa, sempre com ar infeliz e com espírito tacanho, desfia uma série de mentiras, no seu melhor estilo, que importa esclarecer."
Esclarece assim o partido que Carlos César "é um Açoriano que sempre defendeu os Açores, mesmo quando o Partido Socialista governava o país. É um Açoriano que foi escolhido por Açorianos e não por um diretório nacional como aconteceu com o PSD. Vai a eleições para continuar a defender os Açores."
Carlos César tem raízes familiares na Ilha Graciosa "e sempre demonstrou o orgulho que sente por esse facto."
Recorda o PS que "desde 1996, ano em que os Açorianos se livraram da apática governação do PSD, já envolta em esquemas de diversa ordem, o Partido Socialista, pela mão de Carlos César, iniciou uma verdadeira revolução nos Açores, fazendo quase tudo o que faltava fazer."
"A Ilha Graciosa, que o PSD-Graciosa tenta a todo o custo diminuir e denegrir de uma forma perfeitamente anedótica, tinha tudo por fazer. Em vinte anos da sua responsabilidade os seus Governos fizeram duas obras. De resto foi zero."
A terminar o comunicado, o PS Graciosa diz que "acusar Carlos César e os seus Governos de nada fazer só pode acontecer por verdadeira má-fé ou então por manifesta cegueira política."





24º Colóquio da Lusofonia

Santa Cruz da Graciosa está a acolher, pela primeira vez, até 27 de Setembro a AICL e os Colóquios da Lusofonia na sua 24ª edição.
O evento começou com o Hino da Lusofonia, seguindo-se os discursos de abertura.
O Presidente da Associação Internacional Congressos da Lusofonia, Chrys Crystello, deu a conhecer a história da Graciosa e falou de alguns locais e obras de grande riqueza cultural, que vão hoje ser vistas pelos participantes no congresso.
A Directora do Instituto Internacional da Língua Portuguesa em Cabo Verde, Marisa Mendonça, disse que a sua participação mais não é do que uma demonstração de respeito por todos os que se envolvem na promoção da língua portuguesa.
O prémio Nobel da Paz, D.Ximenes Belo, mostrou-se satisfeito por participar neste evento e visitar uma ilha que desconhecia até agora, pois conhece muito pouco.
O bispo disse esperar solidariedade e apoio para com o povo de Timor-leste, que celebra este ano 500 anos de contacto com o povo português. “500 anos de luta, de guerrilhas, de amizade”, mas continua união pela língua, cultura e religião.
Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, mostrou a satisfação do município com a aproximação destes eventos aos graciosenses.

São sete dezenas de inscritos, que estão esta Sexta-feira a conhecer a ilha, para no Sábado e Domingo decorrerem as sessões culturais no Graciosa Hotel, a que pode assistir qualquer pessoa interessada.

Twitter Facebook Favorites More