Traduzir

Rádio Graciosa


25 setembro 2015

Câmara adquire terrenos na Portela para enterrar animais

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, na Junta de Freguesia de Guadalupe.
No período antes da ordem do dia, o vereador João Cunha falou da necessidade de limpeza de canadas, em especial a do Ferreiro, tendo o presidente da Câmara esclarecido que se trata de uma obrigação da junta de freguesia, no âmbito do protocolo com a câmara.
O vereador do PSD, João Cunha, perguntou ainda de a edilidade sabe o motivo da poluição saliníca dos aquíferos e se a câmara tem aproveitado os melhores furos de água para a distribuição de água à população. Avelar Santos disse que vai pedir um relatório à Divisão de Ambiente, Serviços Urbanos, Águas e Saneamento e aproveito para informar a proposta sobre o IMI será discutida na próxima semana, juntamente com outras propostas idênticas.

Na ordem de trabalhos, foi aprovada por unanimidade a deslocação de um representante do município, no âmbito de um convite do Município de Torres Vedras e que sejam levados produtos da ilha, para ajudar na promoção na ilha. Segundo a ata camarária poderá ser Conceição Cordeiro a fazer essa representação.
Foi ainda ratificado um despacho para que o vereador António Lourenço represente o Município no jantar convívio de Graciosenses de Lowell, a decorrer a 17 de Outubro e levará também produtos da Graciosa, para degustação no evento.
Outro despacho ratificado foi o de oferta de um queijo da Graciosa à Comissão de Festas de São Carlos, como forma de promoção dos nossos produtos na Terceira.
Um dos pontos da ordem de trabalhos era a alteração ao regulamento do centro de atividades de tempos livres. João Cunha fez notar que com estas alterações o centro vai funcionar o ano todo, quando a ideia inicial era de ser apenas no verão e quis saber quantos postos de trabalho serão criados.
Conceição Cordeiro esclareceu que o primeiro regulamento já previa a possibilidade de funcionar o ano inteiro e que actualmente funciona com pessoal do Programa Recuperar e 2 docentes.
Foram depois debatidas algumas alterações ao regulamento e posta à votação a alteração foi aprovada com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções do PSD. Os vereadores do PSD apresentaram como justificação para a abstenção, não terem tido respostas adequadas às questões por eles levantadas, sobretudo como funciona o quadro de pessoal do centro e porque não se sabe em termos de despesa, a que será responsabilidade do município.
O executivo aprovou ainda a compra de três terrenos na Portela, no valor total de cerca de 13 mil euros, que irão servir para enterrar animais. Sobre este assunto o vereador João Cunha alertou que deve haver a preocupação para que não se torne a criar uma lixeira, mas concorda em que se crie um espaço para enterrar os animais mortos.
No final do encontro o presidente da Junta de Freguesia de Guadalupe pediu que fosse colocado tecto novo na Casa das Lavadeiras e piso novo no Parque Infantil.



Twitter Facebook Favorites More