Traduzir

Rádio Graciosa


22 novembro 2014

Participação variável do município no IRS até 5% aprovada pela maioria socialista

O segundo ponto da ordem de trabalhos, sobre a derrama a cobrar em 2015, com o município a optar pela isenção total, foi aprovado por unanimidade.


A mesma situação não se gerou em relação à participação variável do IRS, até 5%.
O presidente da autarquia esclareceu que devido à conjuntura actual não podem prescindir desta verba, o que gerou discordância do PSD, que quis saber nos últimos 2 anos onde tem sido aplicada a verba que o município tem recebido através deste imposto. Avelar Santos disse que tem sido aplicada na área social, como as bolsas de estudo e apoio à natalidade, com João Costa a contrapor que não houve aumento nessas rubricas e que o município vai receber 93 mil euros, só deste imposto, quando este ano foi 60 mil, não sendo admissível que não devolva pelos menos parte aos graciosenses.
José Ávila ainda interveio para dizer que se trata de uma opção social e que o aumento da receita deve-se ao aumento brusco dos impostos e indagou a câmara sobre os programas de emprego a que tem recorrido, tendo obtido a resposta que neste momento são 30 os trabalhadores, nos mais variados projectos, o que representa um investimento de 136 mil euros.
Avelar Santos também esclareceu que só alguns é que iriam receber esse reembolso, pois na ilha é uma minoria de pessoas que recebe acima dos 2 mil euros de ordenado.

Depois de mais alguma discussão, onde também entrou o deputado municipal Ricardo Ramalho, que mostrou que uma minoria das câmaras abdica deste imposto, a proposta foi aprovada pela maioria socialista, com votos contra de toda a bancada PSD. Ambos apresentaram declarações de voto, justificando os motivos que já tinham expressado.

Twitter Facebook Favorites More