Traduzir

Rádio Graciosa


22 novembro 2014

Saídas frequentes de Avelar Santos geram discussão acesa na Assembleia Municipal


A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na noite de Sexta-feira, com 4 pontos na agenda.
No primeiro ponto, apreciação e votação do relatório de atividades e situação financeira da Câmara Municipal, João Costa foi o primeiro a pedir a palavra sobre a atividade do dia 4 de Novembro, em que foi discutida ADOC-Gestão Documental, com Avelar Santos a não lembrar-se do assunto, levando o deputado municipal do PSD a lamentar que o presidente da Câmara tenha ido passear para a Madeira e sendo um facto que desconhece o que se passou no colóquio da ATAM, onde supostamente estaria a participar.
Avelar Santos respondeu que não esteve uma semana na Madeira e que foi a Porto Santo, através de um convite, para observar uma estação de dessalinização de água. O autarca referiu que durante o congresso muitos assuntos importantes foram falados e esclareceu que depois do congresso é que gozou uma semana de férias em Lisboa, não enquanto esteve no Congresso da associação de Técnicos Municipais.
José Ávila, líder da bancada PS, lamentou que se tenha chegado a este tipo de discussão, afirmando que estava-se a ultrapassar aquilo que é o papel da assembleia e lembrou que ele próprio quando uma vez participou nesse congresso, havia até excursões para quem quisesse conhecer o local, onde estava a decorrer o encontro.
João Costa ainda apresentou o programa do colóquio, e disse não poder ser “normal”, ir-se para colóquios e estar-se a passear enquanto estes decorrem, o que demonstra o ponto a que se chegou. Num tempo de dificuldades, não é admissível para João Costa, o que se passou e convidou o autarca a reflectir sobre as actas da Câmara Municipal, que espelham que a senhora vice-presidente é que o substitui constantemente.
Avelar Santos acusou o deputado que ser incorrecto ao tentar fazer galhofa na assembleia e afirmou que quando sai em serviço da câmara, vai satisfeito, com o objectivo de trazer benefícios para a ilha.
Gerou-se um longo período de discussão sobre o assunto, por vezes até com palavras mais fortes de ambas as partes, com o deputado da bancada PSD a insistir que deve haver cautela na forma como se gasta os dinheiros públicos, quando há graciosenses a passar fome, devendo ser o presidente da Câmara o primeiro a dar o exemplo.

Avelar Santos acusou o deputado de mesquinhez e quando a discussão já ia longa e a aumentar de intensidade, João Teixeira, presidente da Assembleia viu-se obrigado a intervir, chamando à atenção pelo respeito que se deve ter pelos munícipes, que a Assembleia não é lugar para especulações e pediu a dignificação dos trabalhos.

Twitter Facebook Favorites More