Traduzir

Rádio Graciosa


18 abril 2013

Filarmónica União Popular Luzense recebeu voto de saudação na ALRAA

O deputado graciosense Valdemiro Vasconcelos, eleito pelo PSD Graciosa, congratulou, ontem, a Filarmónica União Popular Luzense, pelos seus 75 anos de idade.
No seu discurso de tribuna Valdemiro Vasconcelos, fez um breve resumo da história da Filarmónica. “Fundada a 27 de Março de 1938, sendo o seu primeiro presidente José Simões.
Foi fundada com o intuito de desenvolver a freguesia, sendo ainda hoje um centro de cultura e diversão da freguesia da Luz.
Possui uma sede própria que ao longo dos anos passou por alguns períodos de obras e ampliação.
Essas obras foram da responsabilidade de João Silveira em 1952, Fernando Mesquita e mais recentemente pelo actual Presidente George Ortins e respectivas Direcções.
Na sua sede foram exibidas peças de teatro, recitais e até cinema, tendo mesmo adquirido uma máquina de projetar filmes nos anos 70 com a colaboração sempre disponível dos seus associados.
Uma banda filarmónica com cerca de 40 executantes, dinamiza um conjunto musical, para além de uma escola de músicos com 12 alunos.
Nas últimas décadas percorreu várias Ilhas Açorianas.
Deslocou-se no ano de 2000 ao Canadá visitando a comunidade de emigrantes, abrilhantando assim as Festas de Nossa Senhora da Luz na cidade de Toronto.
É sócia da Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores.

José Ávila, deputado socialista, também se associou ao Voto de saudação, afirmando que “as filarmónicas são os verdadeiros Conservatórios do Povo.”
José Ávila disse ainda que estas “Imprimem dinâmicas nas comunidades onde estão inseridas, não só pelo ensino da música, mas também pelas atividades culturais que desenvolvem.”
Relativamente A Ilha Graciosa, José Ávila disse que a Ilha Branca “tem a sorte de ter quatro filarmónicas ativas, uma por freguesia, com gente de todas as idades, destacando-se os jovens, o que faz prever que o futuro está garantido.”
A Filarmónica União Popular Luzense é uma delas e está a completar 75 anos de existência.
Terminando o seu discurso dizendo que a filarmónica é “dirigida por gente jovem e dinâmica a Filarmónica União Popular Luzense presta um inestimável serviço à sua freguesia e à nossa ilha e possuí projetos que, no futuro próximo, darão melhores condições aos seus sócios e a todos os Luzenses.”


A Rádio Graciosa também felicita a Filarmónica União Popular Luzense pelos seus 75 anos de idade. 

Twitter Facebook Favorites More