Traduzir

Rádio Graciosa


18 abril 2013

Voto de Pesar pelo falecimento do Padre Simões na ALRAA


Os Grupos parlamentares do PSD e do PS endereçaram hoje de manhã um Voto de Pesar pelo falecimento do Padre Simões.
Os partidos pelas vozes dos deputados João Costa e José Ávila, enalteceram as Obras e as qualidades de um homem que muito fez pela Ilha Graciosa.
“Entre muitas obras por ele orientadas destacam-se as de restauro da Igreja de Guadalupe após o sismo de 1989.
Simões Borges esteve sempre ao serviço da população também na área cultural, tendo sido membro de direcções, fundador e dinamizador de diversos clubes associações e grupos musicais, em que se destaca o Graciosa Futebol Clube, Sociedade Recreativa da Vitória, Clube Central de Guadalupe e Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa.”
Violinista e compositor, a sua veia artística levou-o ainda a colaborar na preparação de músicas para o Conjunto "Selvagens do Ritmo", foi regente das Filarmónicas Recreio dos Artistas e União e Progresso de Guadalupe, e fundou a 6 de Abril de 1978 o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe.
Foi igualmente ensaísta e levou à cena algumas peças de teatro.
Descrevem, ainda, o Padre Simões como um homem “Muito interessado em cultura” que  “procurou formação nesta área, tendo concluído o curso de regentes amadores de bandas de musicas civis e curso do património artístico natural e etnográfico em 1992.”
Simões Borges foi ainda colaborador de diversos programas de rádio tendo sido correspondente na Graciosa da Rádio Clube de Angra e RDP Açores - Antena 1, destacando-se em programas como a “Voz da Força Aérea no Atlântico”, “Manhãs de Sábado” e programa “Pensamentos” da Rádio Graciosa.
Em 2003 publicou um livro de crónicas que partilhava nas "Manhãs de Sábado" com os ouvintes da Antena 1.
Como momento único na sua vida, Simões Borges sempre assinalou ter, em 1967, levado a efeito uma celebração eucarística única, feita pela primeira vez na Furna do Enxofre, que foi acompanhada musicalmente pelo conjunto musical: “Selvagens do Ritmo”.
Como violinista assumiu particular importância o momento em que desceu à Furna do Enxofre na ilha Graciosa, tocando violino para o então Presidente da República, Dr. Mário Soares.
O empenho que colocou na defesa das questões graciosenses e a disponibilidade que sempre demonstrou para com as instituições que representou deram-lhe o merecido reconhecimento público, e foi assim que viu ser descerrado um busto em sua homenagem no Largo de Guadalupe na ilha Graciosa, que também passou a designar-se Largo Padre José Simões Borges, tendo ainda recebido o título de cidadão honorário da ilha Graciosa atribuído pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa."

A Rádio Graciosa endereça também as condolências à família e amigos.

Twitter Facebook Favorites More