Traduzir

Rádio Graciosa


26 janeiro 2011

Atlântico central sob gestão dos Açores a partir de Abril.

O Secretário Regional do Ambiente e do Mar afirmou ontem, no Parlamento açoriano, que uma “parte considerável” do Atlântico central vai ficar, a partir de Abril próximo, sob gestão dos Açores.
Esta é uma consequência da deliberação tomada em Bergen (Noruega), em Setembro do ano passado, pelos Ministros das Partes Contratantes da Convenção Oslo-Paris, que decidiram criar seis Áreas Marinhas de Alto Mar no Atlântico Nordeste, a área de aplicação da Convenção OSPAR.
Segundo Álamo Meneses, a deliberação de Bergen, que entra em vigor a 12 de Abril próximo, cria pela primeira vez na história desta zona do Atlântico seis áreas marinhas protegidas situadas em águas internacionais, três das quais “foram colocadas sob a gestão da Região Autónoma dos Açores”.
O facto de só uma dessas áreas marinhas ter cerca de 95.000 quilómetros quadrados, sendo maior que o território português, dá bem a ideia da importância da gestão que foi atribuída aos Açores nessas três Áreas Marinhas de Alto Mar, adiantou ainda o governante.



Fonte:GACS





Twitter Facebook Favorites More