Traduzir

Rádio Graciosa


16 janeiro 2009

20 Estabelecimentos públicos, na área da restauração e bebidas, com licença de exploração na Graciosa.

Em tempos idos a nossa ilha só contava com meia dúzia de cafés e um ou dois restaurantes.
Com a mudança de hábitos, e a abertura ao turismo, esta situação foi-se alterando aos poucos até aos dias de hoje.
Actualmente na Graciosa, para uma população de cerca de 4300 habitantes, existem cerca de 21 estabelecimentos públicos, na área da restauração e bebidas, com licença de exploração abertas ao público. Destes cerca de 6 são Restaurantes, 4 Snack-Bares, 8 Cafés-Bar, 2 Casas de Pasto e 1 Pub, prontos a atender a população ou os turistas que demandam esta ilha.
Comparando os habitantes com os restaurantes e snacks-bar, teremos uma relação habitante/estabelecimento, de 215 pessoas.
No entanto se incluirmos, os clubes e casas do povo com bares da nossa ilha, teremos que adicionar mais 13, atingindo um total de 34 estabelecimentos com esta oferta.
A nível de restaurantes aguarda-se em breve a abertura de mais um, no novo hotel na Barra, que certamente terá um tipo de serviço mais caro.
No verão os turistas dizem que os existentes não são suficientes para a procura, mas na época baixa os empresários queixam-se do contrário.
Por outro lado, nas festas Concelhias em Agosto, são abertas as tascas para colmatar o pico de turistas verificado nesta época.Outras sugestões apontadas pelos turistas são que a culinária deveria ter mais comida tradicional e produtos locais.

Twitter Facebook Favorites More