Traduzir

Rádio Graciosa


11 setembro 2008

Os dois primeiros escalões do IRS, vão pagar menos 30 e 25 por cento.


Os contribuintes açorianos vão passar a pagar menos imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS)a partir de Janeiro do próximo ano.
Um diploma com esse objectivo, aprovado Terça-feira no Parlamento, traduz-se numa redução de 10 por cento no primeiro escalão de rendimentos e de cinco por cento no segundo escalão.
Com este desagravamento fiscal, os contribuintes açorianos enquadrados naqueles dois primeiros escalões de rendimentos passam a ser tributados, comparativamente com o resto do País, em menos 30 e 25 por cento, respectivamente.
Nos restantes escalões de rendimentos, mantém-se nos Açores a redução de 20 por cento em vigor desde 2000, relativamente às taxas em aplicação no resto do País.
Na apresentação do diploma, o vice-presidente do Governo justificou a iniciativa com a necessidade de tomar medidas que atenuem, particularmente nos agregados familiares com menores rendimentos, os efeitos decorrentes do período conturbado que se vive nos mercados internacionais.Sérgio Ávila esclareceu, ainda, que a redução da carga fiscal agora aprovada “abrange todos os açorianos” na sua componente de rendimentos colectáveis, porquanto incide em menos 10 por cento nos rendimentos até 4.639 euros e em menos cinco por cento no intervalo de rendimentos entre os 4.639 e os 7.019 euros.

Twitter Facebook Favorites More