Traduzir

Rádio Graciosa


11 março 2008

Governo vai comparticipar encargos com ligação à rede eléctrica de habitações em localidades isoladas.


O Governo dos Açores vai passar a comparticipar os encargos com ligação à rede eléctrica de habitações em localidades isoladas, mediante acordos a estabelecer com os municípios das zonas em causa e com a eléctrica regional, EDA.
Para o estabelecimento desses acordos é necessária, porém, a existência de um mínimo de 10 interessados cujas moradias tenham proximidade entre si de um raio de 500 metros.
Cada um dos candidatos à ligação à rede da EDA que se encontrem em tais circunstâncias terão de pagar um montante máximo de 1.500 euros, sendo os encargos remanescentes suportados, em partes iguais, pelo Fundo Regional de Apoio à Coesão Económica e pela câmara municipal respectiva.
O Governo de Carlos César decidiu avançar com este novo sistema de apoio por consideração pelos elevados custos inerentes à electrificação de moradias em zonas isoladas, os quais a eléctrica regional não pode assumir, face às condicionantes impostas pelo Regulamento das Relações Comerciais.O Executivo decidiu desafiar os municípios a participar nos novos apoios por entender que as câmaras beneficiam com a valorização de um património sujeito a Imposto Municipal.

Twitter Facebook Favorites More