Traduzir

Rádio Graciosa


16 janeiro 2008

Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa espera voltar a ter um papel importante na economia e desenvolvimento da ilha.

A Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa realizou ontem um jantar na sua sede, que contou com a presença de Noé Rodrigues, Secretário Regional da Agricultura e Florestas.
A Adega e Cooperativa, agora com toda a sua situação legalizada, comemora este ano 50 anos de existência, tendo sido constituída em 11 de Abril de 1958.
João Picanço, presidente da Adega e Cooperativa, aproveitou a ocasião para falar da nova etapa em que aquela instituição acaba de entrar, esperando voltar a ter um papel importante na economia e desenvolvimento da ilha. Para alcançar esta situação, a direcção da adega tem contado com o apoio da Secretaria regional da Agricultura, Câmara Municipal e Serviços de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.
Os produtos a comercializar este ano serão a meloa, alho, doce de uva, angelica e um vinho regional.
O evento contou com a presença de deputados, autarcas, comerciantes e empresários, aos quais João Picanço apelou para que ajudem a promover os produtos da nossa ilha e da marca Pedras Brancas.
Noé Rodrigues, Secretário Regional da Agricultura, falou de todas as dificuldades com grandes dividas que impediam que a actividade da instituição expandisse.
O governante referiu que todo o processo tem o objectivo de honrar as tradições da Graciosa, fazer mais e melhor para valorizar os produtos agrícolas da Graciosa, um projecto que começou já em 2007 e começou a mudar logo as produções dos associados.
O objectivo é reforçar ao longo dos anos a capacidade da infra-estrutura e foi anunciado que adega deverá ser transformada numa central horto-frutícola, sendo que primeiramente será elaborado um plano de investimentos da Adega.
No evento foram recordados os sócios fundadores da instituição, tendo sido celebrados os 50 daquela casa, com direito a bolo de aniversário.

Twitter Facebook Favorites More