Traduzir

Rádio Graciosa


17 janeiro 2008

Sistema centralizado de matrículas melhora gestão educativa.

A Secretaria Regional da Educação e Ciência (SREC) vai implementar um sistema centralizado de matrículas que garantirá uma melhoria da gestão educativa, através da identificação rigorosa do percurso dos alunos açorianos perspectivada.
A medida foi anunciada pelo secretário Álamo Meneses à saída da reunião da Comissão Permanente do Ensino Público que juntou, terça-feira na Praia da Vitória, cerca de cinquenta responsáveis pelos conselhos executivos das escolas do arquipélago.
A iniciativa permitirá evitar a duplicação de matrículas no ensino regular e nas ofertas profissionalizantes que ocorrem sobretudo na transição entre o 9.º e o 10.º ano e que acabavam por aumentar a taxa de abandono, devido à não anulação da matrícula no ensino preterido.
Na prática, disse o secretário regional, cada aluno da Região receberá um número identificativo que manterá da sua entrada até ao final da escolaridade.
O novo sistema de identificação dos alunos açorianos, em fase de ultimação, vai rectificar não só os números relativos ao abandono escolar, como permitirá uma correcta e rápida detecção das suas trajectórias académicas.
Álamo Meneses destacou, por outro lado, a “extraordinária evolução” registada no ensino açoriano, alegando que a Região já conseguiu “colocar na universidade mais de mil alunos por ano”, sendo que “praticamente um terço dos jovens açorianos já têm uma frequência no ensino superior”.
O secretário regional negou estar prevista qualquer alteração nos mecanismos de gestão da escola no arquipélago, garantindo que “aquilo que está a acontecer no Continente não tem qualquer repercussão nos Açores, porque nós temos legislação autónoma”.
O mesmo se verifica ao nível do recrutamento de pessoal, não havendo “nenhuma alteração na legislação dos concursos”, declarou.

Twitter Facebook Favorites More