Traduzir

Rádio Graciosa


16 janeiro 2008

Obras de ampliação do porto comercial da ilha Graciosa com um prazo de execução de 240 dias.

O secretário regional da Economia, Duarte Ponte, afirmou ontem, na cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de ampliação do porto comercial da ilha Graciosa, que ao iniciar mais esta obra o Governo garante o cumprimento de mais um dos seus muitos compromissos.
Segundo Duarte Ponte, este empreendimento “representa um investimento de 3,9 milhões de Euros, com um prazo de execução de 240 dias e será realizado em duas fases: a primeira envolve a criação, junto da cabeça do molhe, de um cais acostável de cerca de 80 metros e a segunda onde será completada no seu interior, passando o porto a ser operacional nos seus primeiros 80 metros, junto à cabeça do molhe”.
A primeira terá uma execução de 130 dias e a segunda demorara outros 110 dias, indicou.
Apesar de considerar que obras deste tipo “causam sempre inconvenientes” pelas dificuldades em “fazer uma ampliação destas no único porto comercial desta ilha, sem que haja constrangimentos”, o governante declarou-se convicto de que “vai ser possível continuar a manter o porto operacional, durante todo o período em que durar a empreitada”.
Duarte Ponte garantiu que “serão feitos todos os esforços para assegurar a operacionalidade do porto enquanto decorrerem as obras” e anunciou que neste quadro, e durante as duas fases da obra, “o rebocador “Bravo” ficará na Graciosa, sempre que necessário for, para facilitar as manobras de atracação e desatracação dos diversos navios”.
O governante considerou ainda, que a intervenção “cumpre objectivos muito importantes para a infra-estrutura: o cais acostável que passará a ter duzentos e trinta metros de comprimento melhorando a operacionalidade do porto ao afastar o alinhamento do cais da cabeça do molhe”.
O Porto Comercial da Graciosa, “estrutura fundamental para o desenvolvimento desta ilha, passará a ficar menos dependente da perícia dos comandantes dos navios que o demandam e poderá servir, em simultâneo, dois navios comerciais de médio porte”, afirmou.

Twitter Facebook Favorites More