Traduzir

Rádio Graciosa


23 outubro 2007

Em 2006 foram salvos 146 cagarros na Graciosa.

Campanha SOS Cagarro continua a decorrer na Graciosa e sobre este assunto foi nossa convidada no espaço de entrevista Lurdes Cunha, Directora da Ecoteca da Graciosa.
Segundo Lurdes Cunha esta campanha já conta com 12 anos de existência e o principal objectivo da campanha é salvar os cagarros juvenis de uma morte certa, seguindo alguns passos, como seja proteger-se com ajuda de um casaco, agarrar o cagarro, pô-lo numa caixa de cartão e libertá-lo no dia seguinte junto ao mar.Segundo Lurdes Cunha, os locais na Graciosa onde mais acontece o encontro de cagarros caídos são toda a costa da freguesia de S. Mateus, dos Fenais à Rochela, Estrada Regional S. Mateus Santa Cruz, Barra e Barro Vermelho em Santa Cruz.Esta campanha conta com a participação de algumas instituições graciosenses.
Lurdes Cunha mostrou-se satisfeita com a participação dos graciosenses principalmente dos jovens que cada vez mais se mostram despertos para a natureza e para salvaguardar a vida animal.
Fez ainda um apelo para que as pessoas que salvarem os cagarros que se dirijam à ecoteca, aos serviços do Ambiente da Câmara Municipal ou ao vigilante da natureza Luís Aguiar, e indiquem a hora e o local onde salvaram o cagarro a fim de se poder ter uma noção de quantos cagarros foram salvos na nossa ilha.
Segundo o que Lurdes Cunha nos informou em 2005 foram salvos 29 cagarros e em 2006 foram salvos uma quantia muito acima do ano anterior, isto é, 146 cagarros. Embora sejam valores positivos esta campanha espera que cada ano haja mais participação por parte da população.
Um campanha que decorre nas próximas semanas, esperando-se o auxílio de toda a população.

Twitter Facebook Favorites More