Traduzir

Rádio Graciosa


05 junho 2024

Boleiro reuniu com os agricultores e deixa o compromisso de “fazer o melhor”

O Presidente do PSD Açores, José Manuel Bolieiro esteve na Graciosa a apoiar a candidatura do candidato da AD pelos Açores, Paulo Nascimento Cabral.

Numa reunião com a Associação de Agricultores da Graciosa, em que também participaram os deputados do PSD eleitos pela Graciosa João Bruto da Costa e Adolfo Vasconcelos, a Associação voltou a alertar para o apoio em atraso à AAG, o próximo PEPAC, os problemas com transportes marítimos e a necessidade do toque semanal do navio porta-contentores na ilha Graciosa.

Outros assuntos abordados prendem-se com os projetos em curso da AAG em parceria com a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Direção Regional da Agricultura, o estado dos caminhos agrícolas e dos postos de abastecimento de água na ilha Graciosa, bem como a importância das próximas eleições Europeias para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente na área agrícola.

O Presidente do PSD Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou que a associação agrícola é parceira do Governo nesta área, tão importante para o desenvolvimento da região.

A proximidade é segundo Bolieiro muito importante para as ações politicas, garantindo o compromisso de “fazer o melhor”.

A Graciosa tem produtos de grande qualidade, que reconheceu ser preciso potenciar, processo em que a politica europeia tem influência.

Sobre a fileira do leite, em que a grande preocupação dos agricultores é o preço do leite, pois os produtores da Graciosa recebem o preço mais baixo da região, o presidente do PSD Açores garante que tem procurado que exista um preço justo para todos.

Alerta que se trata de uma relação pedagógica, para que a indústria tenha uma ação justa na cadeia de valor.

O candidato às eleições europeias pela lista nacional da AD–Aliança Democrática, Paulo do Nascimento Cabral, salientou o esforço das associações de produtores da região “para a definição de novas soluções no setor agrícola”.

Salientando que o setor agrícola “é, por natureza, uma aposta estratégica, quer do Governo dos Açores como da própria Região”, Paulo do Nascimento Cabral confirmou que “existem limitações das nossas ilhas, para as quais temos algumas respostas, como o POSEI-Transportes”.

É assim também com o Fundo de Garantia Agrícola, sendo muito importante garantir que há um financiamento europeu que permita garantir a estabilização da produção de leite e uma justa remuneração para os produtores”, explicou.

A comitiva do PSD também visitou as Santas Casas da Vila da Praia e de Santa Cruz da Graciosa.

Foto: AAG


Twitter Facebook Favorites More