Traduzir

Rádio Graciosa


01 maio 2021

Resumo Semanal de 26 a 30 de Abril de 2021

Junta de Santa Cruz pede colaboração do município para teto de escola do Bom Jesus, zonas balneares e miradouro no Monte da Ajuda

O presidente da Câmara, Avelar Santos, esclareceu que o município apoiará com mão-de-obra a colocação do teto na Escola do Bom Jesus, uma vez que por lei está proibido de atribuir diretamente verbas à junta. O autarca considerou ainda ser complicada uma eventual construção de Miradouro no Monte da Ajuda, pois considera que por si só já é um ou vários miradouros naturais.

Sobre as zonas balneares e a nova época balnear, a vice-presidente, Conceição Cordeiro informou que do concurso aberto para 6 nadadores salvadores, apenas 1 vaga ficou preenchida, estando o município a negociar com associações nacionais e regionais a contratação de 5 nadadores, o que trará mais despesa para a Camara.

Informou ainda que a preparação das zonas balneares já está a decorrer, prevendo que no dia 1 de Maio o Boqueirão já esteja em condições de ser utilizado.

Alexandre Ávila perguntou ainda sobre o andamento do projeto para construção de sintético em Santa Cruz, tendo sido informado que a Câmara espera ter tudo pronto para lançar o concurso dentro de 1 mês e que o inicio das obras terá em conta o prazos legais de contratações públicas, no entanto deverá ocorrer ainda este ano.




Deputados do PS/Açores apresentaram propostas para a Graciosa que foram chumbadas


De entre as pretensões dos deputados, destaca-se a repavimentação de estradas regionais que ligam o Porto Comercial a Santa Cruz e esta a Guadalupe. A proposta de um reforço de verbas de 250 mil euros não mereceu aprovação.

Para a agricultura, os deputados propuseram uma verba de 150 mil euros, a ser investida na terceira fase do caminho dos Vales, na repavimentação de troços do caminho dos Vimiais e na repavimentação do caminho do Grotão. Esta medida que prentendia reduzir os custos de produção, não mereceu o voto favorável do PSD.

Os deputados socialistas, também, apresentaram uma proposta para a criação de incentivos, para apoio aos chamados “nómadas digitais”, que têm procurado a Ilha Graciosa como local de trabalho, garantiria condições, nomeadamente vagas nas creches e jardins de infância para os seus filhos.

Para os deputados é incompreensível que a proposta do PS, para alocar 500 mil euros ao projeto da Marina da Barra, não tenha recebido os votos favoráveis da maioria dos deputados do Parlamento Açoriano, apesar de ser uma intervenção reivindicada por muitos setores dada a importância que tem para a ilha. Esta foi, de facto, uma oportunidade perdida, tendo em conta que a primeira fase da obra já foi executada, num investimento superior a 6 milhões de euros.

Os deputados socialistas acusam o PSD, “que se arrogava defensor da Graciosa e tudo propunha, vergou-se aos mais poderosos”, acusando de votar favoravelmente alterações com o mesmo teor para as outras ilhas, quando chumbou as da Graciosa.

Na Área Social foi proposto e aprovado um apoio ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Luz, no valor de 35 mil euros, para a reabilitação e adaptação à sua função de apoio às crianças e idosos.





Junta de Freguesia da Luz embeleza Parque de Campismo do Carapacho


Este mês, foram plantadas novas árvores, e colocadas floreiras em troncos de árvores, para embelezar aquele espaço muito utilizado na Freguesia da Luz.






Apuramento a Campeão AFAH decorre na Graciosa entre 6 e 10 de Maio


A prova será disputada nos dias 6, 8 e 10 de Maio, no Campo da Luz, ilha Graciosa. 


Mapa de jogos:

1º jogo – 06.05 às 18h30 | SC Vilanovense Vs Graciosa FC

2º jogo – 08.05 às 18h30 | GD Velense Vs SC Vilanovense

3º jogo – 10.05 às 18h30 | Graciosa FC Vs GD Velense






Vacinação Covid 19- 2.052 vacinas já administradas na Graciosa


Do total de vacinas 1.476 correspondem à primeira dose da vacina e 576 inoculados da segunda dose, ou seja há 576 Graciosenses com o processo de vacinação concluído.





Incentivo à aquisição e ‘leasing’ de veículos elétricos pode chegar aos 4.550 euros


O Governo dos Açores disponibiliza incentivos à introdução de veículos elétricos novos na Região, quer sejam adquiridos ou quer sejam alvo de contrato de locação financeira (‘leasing’), podendo agora a comparticipação chegar aos 4.550 euros, caso se verifiquem todas as majorações previstas.

Por exemplo, está também prevista uma majoração de 250 euros nas ilhas pertencentes à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco –  Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge –, com o propósito de contribuir para a sua valorização e proteção.





13.ª Festa do Cinema Italiano decorre de 14 a 16 de Maio


Com bilhetes a um preço simbólico de 2 euros, haverá 3 exibições de filmes, com “Figli -MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA PARA PAIS” a ser exibido a 14 de Maio, às 20h30, “Bangla” no dia 15 às 20h30 e encerrará em grande com “La dolce vita” de Federico Fellini, no dia 16, às 17 horas.

O evento volta a trazer à Graciosa grandes películas, com aposta na comédia e no drama.





Guadalupe A venceu Taça Ilha Graciosa de Sub 13


A conquista da prova foi assegurada na tarde de Terça-feira, com o empate a 1 bola frente ao Graciosa FC.




Prejuízos de cerca de 95% na vinha da Graciosa após passagem da Tempestade Lola


João Picanço, Presidente da Associação de Agricultores Graciosenses afirma que as culturas da batata e do feijão foram muito afetadas, mas é na vinha que se regista um prejuízo que rondará a 95%.

João Picanço alerta que é preciso uma nova política dos seguros agrícolas, pois a que existe actualmente não abrange os danos provocados por vento e sal do mar, característicos do nosso clima atlântico.

João Picanço explicou que está comprometida a produção de vinho, num ano que se avizinhava bom.

Quanto à meloa, esta cultura não foi afetada porque a sementeira agora é que foi feita.


Face ao reporte de prejuízos nas produções hortícolas, frutícolas, e em especial na vinha, bem como de outras produções, que resultaram da passagem pelos Açores da depressão Lola entre 22 e 24 de abril, a Federação Agrícola dos Açores (FAA) solicitou, com caracter de urgência, que a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRADR) proceda, através dos Técnicos dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Ilha, ao levantamento pormenorizado dos prejuízos, assim como a avaliação dos montantes que representam as perdas de produção para cada setor.

A Federação Agrícola dos Açores entende que o Governo dos Açores deve agilizar a ativação atempada de compensações, nomeadamente através do Fundo Açoriano de Seguros Agrícolas que se encontra contemplado no Decreto Legislativo Regional Nº 25/1994/A de 30 de Novembro.






Assembleia Municipal aprovou investimento de quase 1 milhão de euros em infra-estruturas desportivas


Os deputados municipais são unânimes em que o desporto na Graciosa necessitava de soluções, depois do Sintético de Guadalupe ter chegado a um ponto de degradação muito avançado e da sobrelotação dos dois campos sintéticos da ilha, com os horários de treinos das equipas de 5 patamares de futebol.

Apesar da unanimidade, alguns deputados fizeram questão de deixar novamente a sua opinião, com Paulo Cunha do PS e Daniel Silva do PSD a entenderem que sairia mais económico ter passado o relvado natural a sintético, por outro lado há deputados municipais, como José Ávila do PS, que entende que manter o relvado natural poderá ser uma mais valia, uma vez que já existem em muitas poucas ilhas.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa defendeu a opção do executivo e afirma que a Graciosa necessita, sem dúvida, dos 4 campos.


A Assembleia Municipal aprovou ainda, por unanimidade, o regulamento de partilha de bicicletas eléctricas e a empreitada de reabilitação do caminho velho do Quitadouro, cujo concurso será lançado brevemente. 

Aprovada está também a 2ª revisão ao orçamento e grandes opções do plano de 2021, que visa aquisição de bancos e cabines de suplentes para os campos de futebol, instalação de ar condicionado na administração do município e colocação de tecto no edifício da antiga central termoeléctrica.


Twitter Facebook Favorites More