Traduzir

Rádio Graciosa


03 outubro 2020

Resumo Semanal de 28 de Setembro a 2 de Outubro de 2020

Câmara Municipal prorroga medidas no âmbito da Covid 19 e lança concurso de empreitada da rede de águas

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou a prorrogação das medidas de apoio às famílias e empresas do Concelho, no âmbito das dificuldades geradas pela pandemia,  bem como a abertura de concurso para e empreitada de remodelação da rede de águas da Freguesia de Guadalupe e parte da Freguesia de Santa Cruz. A empreitada orçada em quase 1 milhões de euros, tem um prazo de execução de 18 meses.
Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade.




Candidatos do PS reuniram com Filarmónicas de Luz e Santa Cruz e visitaram a obra de proteção e estabilização da zona costeira da Barra, investimento que consideram “estruturante para a ilha Graciosa”.

Os candidatos do PS/Açores pelo círculo eleitoral da Graciosa visitaram ainda investimentos na área agrícola, realizados nas duas últimas legislaturas na freguesia de Guadalupe.




Paula Salgado é a mandatária para a juventude da candidatura do PSD pela ilha Graciosa

Esta jovem Graciosense tem 27 anos e é militante da JSD e PSD desde 2011, sendo vice-presidente da atual comissão política da juventude social democrata da ilha Graciosa.




Esperança Velha e esgoto das Fontainhas foram alvo de perguntas em reunião de Câmara

Após a aprovação de dois projetos de arquitectura, um deles para remodelação e transformação de moradia em turismo no espaço rural na Esperança Velha, Ribeirinha, a vereadora Cláudia Cunha perguntou se existe algum projeto para melhorar o acesso naquela estrada. Na resposta, Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirmou que pretende “ainda antes do Inverno proceder a uma intervenção naquele caminho”.
No período de intervenção do público, o autarca de Guadalupe, concordou que melhorar o acesso à Esperança Velha é muito importante. Marco Nuno Silva sugeriu que o município encontre uma solução em cooperação com o IROA, mas que enquanto não foi possível fazê-lo de forma definitiva, fosse colocada bagaça fina e terras compactadas com cilindro e o presidente da Câmara concordou com a sugestão.
O vereador António Reis pediu explicações sobre o funcionamento do esgoto do Cais das Fontainhas, onde recentemente foi efetuada uma descarga, que impediu a utilização daquela zona balnear. Maria da Conceição Cordeiro, vice-presidente do Município, explicou que quando foi executado o projeto de saneamento de Santa Cruz, há muito anos, aquele esgoto foi criado para utilização em casos de emergência e de avaria. Foi essa a situação que se passou agora, na sequência de uma avaria, que já está a ser reparada.




Apresentado projeto de ampliação do lar de Idosos da Praia

O projeto consta de uma ampliação em cerca de 157 metros quadrados de área, que disponibilizará mais 11 camas, elevando para um total de 42 vagas, a disponibilidade de acolhimento daquela residência.
A ampliação nascerá por cima da área administrativa, manterá o traçado tradicional da fachada, respeitando a harmonia do edifício.
A obra de ampliação do lar de Idosos da Santa Casa da Praia tem um custo de cerca de 300 mil euros e deverá avançar em 2021.



Vigília dos técnicos de diagnóstico e terapêutica decorreu na Graciosa

Uma vigília pela Saúde e pela carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores, decorreuna Praça Fontes Pereira de Melo, em Santa Cruz da Graciosa.
O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) convocou esta ação como “forma de manifesto para com a injustiça criada pelo governo regional dos Açores a esta classe profissional”, avança o sindicato.
Estes trabalhadores manifestam-se face à “recusa por parte do Governo Regional em negociar para a Região Autónoma dos Açores a revisão da carreira dos TSDT e os descongelamentos a aplicar a estes profissionais”.




Autarca da Luz alertou para necessidades da Freguesia na Assembleia Municipal

Na última reunião de Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o Presidente da Junta Freguesia da Luz, teve várias intervenções durante a Sessão e de entre elas destacou os avanços que têm sido efetuados em termos burocráticos, no que se refere às  Canadas da Emília e da Inês.
Na mais recente sessão da Assembleia Municipal, o Autarca luzense também solicitou esclarecimentos sobre obras de recuperação ou restauração no Moinho existente no Caminho de Cima, propriedade do Município, tendo o presidente da Câmara informado que aguardam entrega de orçamentos, esperando ainda conseguir alguém com experiência para o por a funcionar.





Candidatos do PSD pela ilha Graciosa visitaram Porto Comercial na freguesia de S. Mateus.

A candidata Eulália Aguiar salientou que “a Graciosa merece e precisa de uma gare marítima de passageiros condigna, que ofereça condições de segurança e conforto a todos os passageiros que passam pelo Porto da Praia e também a todos os que prestam serviços neste porto”.
Os candidatos do PSD pela ilha Graciosa reuniram com o núcleo empresarial da Graciosa, para abordar temas como os transportes, o emprego, a economia e a fixação de pessoas na ilha e revelaram que querem manter voos diretos com S. Miguel, tendo a candidatura manifestado a sua estranheza e preocupação pela programação da SATA para a Graciosa no próximo inverno IATA, que se inicia no próximo dia 25 de Outubro, que não prevê ligações directas com S Miguel.



Entregue nova ambulância aos Bombeiros da Ilha Graciosa

Trata-se de uma nova ambulância de socorro mais moderna e ampla, com melhores condições para a execução do trabalho dos bombeiros tripulantes de ambulâncias.
José Bettencourt, Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa destacou a mais valia deste equipamento, uma vez que as ambulâncias que dispõem já estão todas muito antiquadas.
O presidente da associação lembrou ainda as necessidades que ainda persistem, entre elas a de um novo auto-tanque e a remodelação do quartel de bombeiros.
A Secretária Regional da Saúde destacou que a entrega da ambulância corresponde ao cumprimento, da promessa de renovar as frotas de ambulâncias dos bombeiros açorianos.
Teresa Machado Luciano destacou que os novos equipamentos são do mais moderno, com objetivo de melhorar as condições de trabalho dos bombeiros.
Os Bombeiros receberam ainda 4 equipamentos ARICA, 1 nebulizador para desinfeção e descontaminação de ambulâncias e um gancho portátil para as ações de busca e salvamento.




Governo e Associação Equestre assinam protocolo da cedência de técnico para equitação

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas assinou um protocolo com a Associação Equestre Graciosense, para disponibilização de um técnico do Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha Graciosa, com formação e experiência na área da equitação, que vai apoiar a Associação Equestre Graciosense, permitindo alargar o leque de atividades desenvolvidas por esta instituição, nomeadamente de ajuda a pessoas com necessidades especiais.
O Governante diz tratar-se de uma colaboração, com vista o interesse público.
João Pedro Machado, Presidente da Associação Equestre Graciosenses, afirma que se trata de uma mais valia para associação, que enfrentava dificuldades na contratação de um instrutor de equitação, dada a especificidade desta área e a escassez de mão de obra especializada não só na Graciosa, mas nos Açores no geral.




Magda Benjamim integra lista do PS pela Graciosa

Armadora de profissão a candidata graciosense, de 33 anos, começou desde cedo a ajudar os pais que embarcavam peixe para exportação.
A integração de Magda Benjamim na lista socialista surge após Lázaro Silva ter retirado a sua candidatura. O PS/Açores agradeceu “a disponibilidade e empenho permanente deste para colocar os interesses da Graciosa e dos Graciosenses em primeiro lugar”.




Vasco Cordeiro assumiu compromisso com ordenamento do porto da Graciosa, nova gare marítima, revisão da política de transportes marítimos de passageiros e nova aerogare

Vasco Cordeiro assumiu o compromisso com a requalificação e ordenamento do Porto Comercial da Graciosa, construindo uma nova gera de passageiros e separação entre a área de carga de transportes de passageiros, bem como novas oficinas e armazéns.
Ainda no âmbito marítimo, Vasco Cordeiro falou da Linha Branca, novidade da operação deste ano, cujos dados disse que serão analisados, para se retirar ensinamentos. O candidato socialista a Presidente do Governo dos Açores disse que há espaço para melhorar, num trabalho sério e ponderado.
Nas acessibilidades aéreas, Vasco Cordeiro disse que a Graciosa é um bom exemplo, na medida em que o número de passageiros desembarcados aumentou mais de 50 %, números que disse que alimentam os desafios para o futuro, como a nova aerogare e requalificação da pista.

Vasco Cordeiro esteve em deslocação à ilha Graciosa com iniciativas no âmbito da economia, agricultura e pescas.

Twitter Facebook Favorites More