Traduzir

Rádio Graciosa


12 setembro 2020

Resumo Semanal de 7 a 11 de Setembro de 2020


PS/Graciosa entregou lista de candidatos às eleições legislativas de 25 de outubro


José Ávila, cabeça de lista, adiantou que esta é uma candidatura que garante "estabilidade" e "confiança", assegurou que a campanha eleitoral vai ser feita "em proximidade", mas com segurança, e apelou à "participação de todos".




João Costa quer Gare Marítima de Passageiros no Porto Comercial

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata quer saber “quando tem início o concurso para a construção da nova Gare Marítima de passageiros na ilha Graciosa e das restantes instalações portuárias”.




Autarquia da Luz apoiou requalificação de igreja de Nossa Senhora da Luz

O apoio foi concretizado em 1.000 euros e na cedência de mão de obra para pintura dos bancos e tem como objetivo contribuir para a importância em preservar o património edificado, com valor cultural existente na Freguesia.




Associação Equestre Graciosense continua a somar prémios na equitação

No troféu Coronel Martins de Abrantes, Diogo Raimundo /Iuca ficaram em 2º lugar com 406pts.




Concluído processo de adaptação do transporte escolar para o início do ano letivo

O cumprimento destas regras, na sequência de reuniões mantidas entre as escolas e os operadores deste serviço, permitirá que o transporte dos alunos nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Faial, Pico, São Jorge e Flores decorra em condições de segurança, face à situação da COVID-19.




Lista do PSD pela Graciosa está oficializada, com compromisso com os Graciosenses

O cabeça de lista, João Bruto da Costa, reafirmou o compromisso da candidatura do PSD para com os Graciosenses e reforçou que para esta lista os interesses dos Graciosenses e a defesa da ilha estarão sempre em primeiro lugar.



Detido homem por cultivo e tráfico de droga

Polícias da Esquadra da PSP de Santa Cruz da Graciosa, no decurso de diligências de investigação, detiveram, no passado dia 28 de Agosto, em flagrante delito, um indivíduo, do sexo masculino, de 49 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de cultivo/tráfico de estupefacientes.
Em resultado da diligência, que ocorreu na freguesia de Santa Cruz Graciosa foram apreendidas, 8 plantas, de espécie Liamba (cannabis sativa L), com tamanhos compreendidos entre 128cm e 166cm.
O detido foi presente a primeiro interrogatório, tendo-lhe sido decretada a medida de coacção de termo de identidade e residência.



Graciosa regista aumento de equipas na época de futebol 2020/2021

No passado dia 03 de Setembro, na ilha Graciosa, a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) realizou os sorteios das provas locais e reuniu com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Os sorteios decorreram no Hotel Graciosa, com a novidade deste ano, para o aumento do número de equipas nas competições na época 2020/21.
Na ocasião, Maurício Toledo alertou os clubes “para o voto de confiança dado pela Direção Regional de Saúde ao desporto” e apelou “à responsabilidade de todos no cumprimento das orientações determinadas”.





Deputado João Costa aborda falta de médicos e de enfermeiros em debate sobre a saúde

No âmbito do debate da ALRAA, o deputado do PSD, João Costa, questionou o governo sobre a não abertura das duas vagas necessárias para enfermeiros, bem como a falta de médicos na Graciosa, com as nefastas consequências para a saúde dos Graciosenses que isso acarreta.
O deputado afirma que “o governo engana os Graciosenses e continua a não cumprir com as promessas que fez para a fixação de médicos e a ida de especialistas à Graciosa”.
A Secretária Regional da Saúde explicou que, como os concursos ficam desertos, dá-se a contratação de empresas para que efectivamente haja médicos na Graciosa.
Sobre a falta de enfermeiros, Teresa Machado Luciano garantiu que não ficam por realizar deslocações de especialistas, uma vez que é deslocado um enfermeiro do próprio hospital, mas reconheceu que são necessários mais profissionais, para que todos os serviços funcionem melhor. A situação agravou-se por haver um elevado número de profissionais de baixa.



Aterro de animais mortos da portela foi encerrado

De acordo com o Despacho n.º 1576/2018 de 31 de agosto, os estabelecimentos de produção primária da RAA de carácter extensivo ficam autorizados ao enterramento, no local, dos cadáveres das espécies bovina, ovina, caprina e suína, estando a Câmara Municipal disponível para continuar a colaborar na execução deste serviço na propriedade dos interessados.





Jovens agricultores iniciaram atividade no setor da bovinicultura de carne

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural revelou, na Graciosa, que 75 jovens agricultores se instalaram, na vigência do atual quadro comunitário, no setor da bovinicultura de carne nos Açores, com projetos de primeira instalação apoiados através do programa PRORURAL+.
O Diretor Regional visitou na Quarta-feira uma exploração de bovinicultura de carne na Graciosa, cujo projeto de investimento de primeira instalação foi apoiado pelo PRORURAL+.




José Ávila defendeu que “apesar de todos os que duvidaram a SATA continua a servir os Açorianos”

No debate de urgência sobre o sector dos transportes realizado Quarta-feira, no parlamento açoriano, José Ávila, deputado do PS eleito pela Graciosa, defendeu que “houve quem duvidasse ser possível a SATA adaptar-se a estes novos tempos de dificuldades, mas a SATA está aí, a SATA está aí para cumprir a sua missão maior, servir os Açorianos”, e lamentou os constantes ataques que alguns partidos da oposição teimam em fazer.
O vice-presidente da bancada socialista recordou que a SATA é dos temas mais escrutinados pelo Parlamento e condenou que alguma oposição apenas pretenda usar a companhia como arma de arremesso político.




Roberto Pires é o cabeça de lista do Chega pela ilha Graciosa

Roberto Pires, de 49 anos, encabeça a lista do CHEGA pela ilha da Graciosa.




Homem de 70 anos morreu após sentir dificuldades durante prática de mergulho

Segundo a Autoridade Marítima, no dia 10 de Setembri, um homem de 70 anos, habilitado como instrutor de mergulho recreativo, ficou em dificuldades durante a prática da atividade de mergulho, a cerca de 20 metros de profundidade ao largo do Ilhéu da Praia, na Ilha Graciosa, tendo acabado por falecer numa unidade hospitalar.
Trata-se de Gomes Pedro, antigo Presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), cargo que ocupava quando a Graciosa recebeu o primeiro Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática em 2004 e desde então era um apaixonado pela Graciosa e pelo seu mar, onde vinha várias vezes no ano.




Turista infetada com Covid 19 estava alojada no Parque de Campismo do Pinheiro

No dia 10 de Setembro, a Graciosa voltou a registar um caso ativo de Covid 19.
A Junta de Freguesia de São Mateus, em nota na sua página de Facebook, deu a conhecer que se trata de uma turista alojada no parque de campismo do Pinheiro, que “deu entrada no domingo à tarde (dia 5 de setembro) com os seus familiares” e que após ter conhecimento do resultado positivo “fez um pedido de desculpas aos funcionários  e aos restantes campistas do parque”, estando agora alojada em unidade hoteleira, de acordo com o plano de contingência.
Uma vez que o parque de campismo é contíguo à zona de lazer, a autarquia informou que vai realizar uma desinfeção profunda e encerrar a utilização de todas as valências, “tendo sempre como primeiro objetivo salvaguardar qualquer provável foco de infeção”.




Câmara Municipal aprovou compromissos para obra na rede de águas, Fundo de Emergência Social e 4ª revisão orçamental

Por unanimidade, foi aprovado um apoio de 5 mil euros, à Fábrica Paroquial de São Mateus, para fazer fase a despesas com reparação do tecto do Passal e Centro Pastoral de São Mateus.
Foi aprovado ainda pedido à Assembleia Municipal, para assunção de compromissos plurianuais, para a empreitada da rede de águas, da freguesia de Guadalupe e de parte da Freguesia de Santa Cruz, denominada “rede do reservatório do Tanque.
A 4ª revisão ao orçamento e granas opções do plano bem como a proposta de regulamento municipal do fundo de emergência social, passarão para apreciação e votação em Assembleia Municipal.



Escola deu a conhecer orientações para o ano letivo 2020/2021

No âmbito da situação de saúde pública que se atravessa, devido à Covid 19, são várias as normas, nomeadamente as novas regras de utilização de cada espaço.
Serão disponibilizadas 2 máscaras sociais a todos os elementos da comunidade escolar, sendo de uso obrigatório por todas as pessoas no recinto escolar e nos transportes públicos.



Twitter Facebook Favorites More