Traduzir

Rádio Graciosa


22 setembro 2020

Junta de São Mateus promoveu reunião de trabalho com Diretora Regional das Florestas

O presidente da Junta de Freguesia de São Mateus solicitou uma reunião de trabalho com a  Directora Regional das Florestas de forma a apresentar alguns problemas  neste setor.
O autarca de São Mateus abordou a recolha de água de superfície  para posterior utilização na agricultura e no reordenamento florestal num pequeno baldio situado no Barreiro, mais propriamente na Canada da ladeira, local com grande significado para as populações locais,  pois possui duas fontes/nascentes que eram utilizadas para lavar roupa ou até mesmo para dar de beber ao gado.
 Este pequeno baldio já sem grande utilização foi ao longo dos anos invadido por espécies não endémicas, o que o tornam agora numa mata quase impenetrável.
Manuel José Ramos pediu apoio para o controle de evasoras e requalificação das fontes.
No âmbito do encontro a Diretora Regional das Florestas e referiu a existência de um projeto  de construção de 1000 metros de valeta no caminho que circunda a Caldeira, e encaminhamento para lagoa artificial, para armazenamento e posterior utilização na agricultura, servindo assim uma área agrícola, que não possui água canalizada.
Relativamente ao baldio e a criação de um parque de plantas endémicas demonstrou interesse, referindo que o projeto poderá ser motivo de candidatura a fundos de apoio para a preservação da floresta.

Fonte: JFSM

Twitter Facebook Favorites More