Traduzir

Rádio Graciosa


15 julho 2020

Marinha faz mapeamento dos fundos do mar à volta da Graciosa

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I largou da Base Naval de Lisboa, a meados de Junho para realizar uma campanha científica de 9 semanas no âmbito do Mapeamento do Mar Português (SEAMAP 2030), ao largo do Arquipélago dos Açores.
Esta campanha científica, que tem a cooperação do Governo Regional dos Açores, incide em levantamentos hidrográficos a 200 milhas náuticas a norte da Ilha da Graciosa, em profundidades até aos 1500 metros.
Nesta campanha científica participam dois observadores de cetáceos da Universidade dos Açores e uma equipa da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico, constituída por cinco militares da Marinha especializados em Hidrografia. Esta equipa realizará levantamentos hidrográficos costeiros e portuários nas ilhas Graciosa e São Jorge.

O programa SEAMAP 2030, tem como objetivo a caracterização dos fundos marinhos para aumentar o conhecimento nas áreas estratégicas de interesse nacional e promover atividades de desenvolvimento das ciências do mar.
Este programa irá permitir a aquisição e processamento de dados para desenvolver produtos finais como cartografia náutica, mapas de informação diversa dos fundos marinhos e conhecimento do Mar Português. 


Fonte: Marinha Portuguesa





Twitter Facebook Favorites More