Traduzir

Rádio Graciosa


27 junho 2020

Resumo Semanal de 22 a 26 de Junho de 2020

Governo dos Açores lança campanha “Todos Fazemos Parte”

A campanha é focada na importância do papel do residente e dos profissionais de turismo enquanto intermediários na experiência Açores, no respeito pela natureza e ambiente, na preocupação pela salvaguarda dos espaços naturais e na demonstração da harmonia na convivência entre residentes e turistas.




Zonas Balneares da Graciosa quase prontas para a época balnear de 2020

Na última reunião do Executivo Camarário de Santa Cruz da Graciosa o Vereador António Reis perguntou em que ponto está a preparação e como se desenrolará a época balnear deste ano.
Maria da Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal, informou que já terminou o concurso de nadadores salvadores, tendo sido contratados os quatro únicos candidatos.
Os espaços balneares tem vindo a ser preparados para o arranque da época de banhos e são várias as medidas implementadas para que haja segurança, no âmbito do combate à propagação da Covid 19.
Na zona balnear da praia, em São Mateus, na Calheta e no Carapacho a época já arrancou,  na Quinta-feira, abriu a Piscina Municipal em Santa Cruz, com vigilância assegurada por nadadores salvadores. Barro Vermelho têm também quase tudo pronto, estando previsto o hastear da Bandeira Azul a 1 de Julho, com nadadores salvadores.
As regras básicas que os banhistas devem respeitar são o distanciamento social, etiqueta respiratória, não sendo permitidos desportos com bola.




Parlamento aprovou apoios a ganadarias

O CDS avançou com a proposta no passado dia 3 de junho, atendendo a que o cancelamento das festividades na Região, devido ao surto pandémico, inviabilizou a realização de touradas à corda e corridas de praça, afetando severamente as ganadarias, chegando mesmo a colocar em causa a viabilidade de algumas destas empresas.




PSD quer uma maior participação dos açorianos em prol da Autonomia

O PSD/Açores reafirmou, pela voz do deputado João Bruto da Costa, a importância “de serem melhorados os mecanismos de participação dos açorianos nos atos eleitorais”, rumo “à valorização da Autonomia”.



Obras de beneficiação no Caminho Rural da Fajã arrancaram

Esta intervenção, que se estende ao longo de 450 metros, vai abranger uma área com 10 hectares e beneficiar duas dezenas de agricultores e tem um prazo de execução de 120 dias.



Graciosa sem dormidas em Abril

A quase inexistência de movimento turístico reflete expressivamente a situação determinada pela pandemia Covid19.
Segundo o Serviço Regional de Estatística, em Abril, o turismo no espaço rural não apresenta apuramentos e o alojamento local apresentou movimento, embora muito reduzido.
A Graciosa não registou dormidas no mês de Abril, quando em Abril de 2019 tinham sido registadas 137 dormidas.
Desde o inicio de 2020 que na Graciosa foram registadas 119 dormidas, uma variação homóloga negativa de 57,8%.
Nos primeiros quatro meses de 2020, os proveitos totais no setor hoteleiro Graciosense foram de 65.654 euros, sendo os custos com pessoal atingiram os 79.248 euros.



População de Santa Cruz da Graciosa decresceu 4,56% desde 2011

Os dados do Jornal de Negócios revelam que, em 2019, Santa Cruz da Graciosa registava 4.208 habitantes, uma variação de -4,56% face a 2011, de -3,55% em relação a 2014 e de -0,4% em comparação com 2018.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que em 2019 registaram-se 40 nascimentos, voltando ao valor registado em 2017, quando em 2018 tinham sido 36 nascimentos.
No ano passado foram registados 57 óbitos, menos 5 do que os 62 registados em 2018.
Estes dados revelam que o saldo natural da população da Graciosa em 2019 foi de -17, quando em 2018 tinha sido de -26.
De referir ainda que em 2019 foram celebrados 16 casamentos e não houve nenhum casamento dissolvido por divórcio, quando em 2018 tinham sido celebrados apenas 8 casamentos e realizados 11 divórcios.





LIFE IP AZORES NATURA promoveu trabalhos de campo no Ilhéu da Praia e Ilhéu de Baixo

O projeto LIFE IP AZORES NATURA esteve, de 16 a 19 de junho, nos Ilhéus da Praia e de Baixo realizando trabalhos de campo no âmbito da ação C6.1 “Restauro de habitat para as aves marinhas em ilhéus” e D5.1 “Monitorização de habitats terrestres, espécies e problemas de conservação”.
No âmbito destes trabalhos foram registados os seguintes dados pela equipa técnica da SPEA:

Ilhéu da Praia:
_ 173 ninhos de Hydrobates monteiroi (Painho-de-monteiro) monitorizados, 61 ocupados;
_ 55 ninhos de Calonectris borealis (Cagarro);
_ 2 crias de Puffinus lherminieri (Frulho), prontas a emancipar;
_ Escutas com deteção de Puffinus puffinus (Estapagado);
_1 ninho de Bulweria bulwerii (Alma-negra) com ovo, confirmando pelo 2º ano consecutivo a nidificação da espécie naquele local.

Ilhéu de Baixo:
_ 14 ninhos de Bulweria bulwerii (Alma-negra);
_ 66 ninho de Calonectris borealis (Cagarro) monitorizados.





Junta de Freguesia da Luz preparou Parque de Campismo para o Verão

Os trabalhos envolveram a colocação de novos candeeiros na zona de campismo e de lazer, dando assim melhores condições àquele espaço muito procurado no Verão.




Associação de Agricultores da Graciosa mantém direção da Assembleia da Federação Agrícola dos Açores

A Assembleia-Geral Ordinária da Federação Agrícola dos Açores, realizada na Segunda-feira, elegeu por unanimidade os novos corpos sociais para o biénio 2020/2022, tendo reconduzido a Associação Agrícola de São Miguel, presidida por Jorge Rita, na presidência da Direção.
Na Mesa da Assembleia-Geral mantém-se a Associação de Agricultores da Ilha Graciosa na Presidência.




Associação Equestre Graciosense consegue mais um lugar de pódio

O binómio da Associação Equestre Graciosense, Diogo Raimundo e Iuca esteve presente na primeira jornada do Troféu Coronel Martins Abrantes, realizado na Quinta da Beloura.

No primeiro dia alcançaram um terceiro lugar, com uma média de 65,043% na prova complementar 1 e no segundo dia, um segundo lugar com uma média de 66,961% na complementar 2.

Twitter Facebook Favorites More