Traduzir

Rádio Graciosa


26 maio 2020

Voto de acção de graças à Senhora de Guadalupe e Senhora da Ajuda cumprido com missa

A pandemia da Covid-19 não permitiu que os graciosenses cumprissem este ano o voto de 1717, de ação de graças às Senhoras da Guadalupe e da Ajuda, na ilha Graciosa, nos moldes habituais.
Segundo informação da Igreja Açores, a 303ª procissão de penitência e acção de graças da Senhora de Guadalupe e Senhora da Ajuda seria realizada na segunda-feira, 25 de Maio, mas a ouvidoria não pode celebrar este momento histórico com a presença de fieis, nem na missa, nem na romaria.
A ilha Graciosa, a par de São Miguel só poderá reabrir as igrejas para celebrações comunitárias com fiéis a 31 de Maio e as romarias estão desaconselhadas.
Cumprindo as normas determinadas pela Autoridade de Saúde Regional, a Ouvidoria da Ilha Graciosa assinalou o voto com a celebração de uma missa reservada a celebrantes e leitores.
A missa foi celebrada na Ermida de Nossa Senhora da Ajuda, no local onde todos os anos se realiza a celebração campal e foi transmitida pelos canais digitais.
A maior peregrinação da ilha, entre as freguesias de Guadalupe e de Santa Cruz, resulta de um voto dos graciosenses por ocasião de uma violenta crise sísmica no ano de 1717.

Foto: Luís Costa

Fonte: Igreja Açores

Twitter Facebook Favorites More