Traduzir

Rádio Graciosa


02 maio 2020

Resumo Semanal de 27 de Abril a 1 de Maio de 2020

Câmara Municipal tem acompanhado situação da Covid 19 na ilha e vereação PSD propôs aumento do apoio às juntas

Na última reunião do executivo camarário, Manuel Avelar Santos disse ter mantido contatos com diversas entidades locais, designadamente, as duas associações de agricultores, a Associação dos Pescadores Graciosenses, a Câmara do Comércio, a Escola Básica e Secundária da Graciosa e ainda o Ouvidor Eclesiástico, que lhe “transmitiram as suas preocupações e a forma como estão a viver esta situação extraordinária”.
O Vereador António Reis manifestou a sua satisfação por “a Câmara estar a fazer o seu papel” e por perceber que não se registaram pedidos de apoio à Câmara Municipal.
O Presidente esclareceu que estão todos devidamente informados sobre os múltiplos apoios disponibilizados pelo Governo Regional e que está tudo a correr dentro da normalidade possível.
No âmbito desta situação, o Vereador António Reis propôs que “se aumentasse o valor monetário atribuído às Juntas de Freguesia através do protocolo estabelecido anualmente ou, em alternativa, se concedesse um subsídio excecional”, considerando o papel fundamental que têm tido junto das suas comunidades nesta fase.
A Vereadora Cláudia Cunha acrescentou que esta medida se justifica pelo acréscimo das despesas das Juntas de Freguesia, por exemplo, com a impressão de documentos escolares para os alunos que não têm impressora em casa nem possibilidade de adquirir uma.
O Presidente da Câmara concordou que “o trabalho das Juntas tem sido extremamente importante e que o executivo municipal vai estudar a melhor forma de aumentar o seu apoio as estas autarquias”.




JS Graciosa comemorou o 25 de Abril

A Juventude Socialista da Graciosa comemorou o 25 de Abril através de instrumentos digitais, aglomerando e proporcionando um momento de União, de Democracia, de Sentido de Pertença Histórico e de Solidariedade Nacional.
O vídeo produzido pela JS Graciosa compõem-se de militantes jovens socialistas, que se dispuseram a comemorar este dia de forma adequada aos tempos que vivemos, enaltecendo com frases o dia da Liberdade em Portugal.




Assembleia Municipal quer resolução do problema dos transportes marítimos com a Graciosa

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida em vídeo-conferência na noite de Segunda-feira, aprovou por unanimidade uma Recomendação à Câmara Municipal sobre o cancelamento da operação sazonal de transporte marítimo de passageiros entre as Ilhas dos Açores.
Em causa está o cancelamento do fretamento de navios para o transporte marítimo de passageiro e viaturas na região, os socialistas “concordam com esta decisão e com as justificações apresentadas, porquanto a saúde pública deve estar sempre em primeiro lugar e, por isso, a circulação de pessoas deverá cingir-se ao mínimo indispensável para conter a disseminação do novo coronavírus Covid-19”. No entanto, foi anunciado que “a operação que liga as ilhas do Faial, Pico, S. Jorge e Terceira, iria manter-se, se existissem condições para esse efeito”, sendo “percetível nessa comunicação, a Ilha Graciosa não está neste grupo de ilhas beneficiárias dessas ligações”, o que consideram “inaceitável”, sobretudo pelo facto de ter sido cancelada a Linha Amarela.
Consideram que a Graciosa tem que ser incluída nesses transportes, uma vez que a Ilha Graciosa produz uma série de bens, nomeadamente meloas, alhos, queijadas, entre outros, que necessitam de uma boa rede de escoamento no período de verão; o transporte aéreo não resolve todas as necessidades dos produtores locais; os mercados preferenciais, para além da Terceira e estão também nas restantes ilhas do Grupo Central.
A Assembleia Municipal pede por isso uma solução para a Graciosa, considerando que a Atlanticoline efetuou uma redução nas suas ligações diárias, dando mais tempo para outras rotas e que a frota é constituída por quatro navios.  




PSP da Graciosa deteve duas pessoas por “incumprimento de confinamento obrigatório”

Segundo informação do Comando Regional, foram detidas por desobediência, duas pessoas de 57 e 26 anos de idade, respetivamente, “por incumprimento de confinamento obrigatório”.



Assembleia Municipal aprovou votos de congratulação pelo trabalho prestado por vários Serviços e Entidades na Ilha Graciosa durante a pandemia do COVID 19 e donativos de emigrantes

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou um Voto de Congratulação pelo trabalho prestado por vários Serviços e Entidades na Ilha Graciosa durante a pandemia do COVID 19, o qual foi aprovado por unanimidade
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apresentou um Voto de Congratulação pelo facto de dois descendentes de emigrantes Graciosenses, George Teixeira e Joseph Homem, pelos recentes donativos à Comunidade durante a pandemia do COVID 19, o qual foi aprovado por unanimidade.




Bombeiros, PSP e Unidade de Saúde da Ilha Graciosa mostram união no combate à Covid 19

Membros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa e da Polícia de Segurança Pública, deslocaram-se à Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, no sentido de mostrar união e transmitir energia para prosseguirem na linha da frente.




João Costa alertou para abastecimento irregular de areia

O deputado eleito pela Graciosa lembra que o problema se arrasta desde o início do ano e está a prejudicar a economia da ilha.




Assembleia Municipal aprovou revisão do orçamento sobre medidas de apoio no âmbito na Covid 19 e compromissos para construção de canil municipal

Os deputados municipais apreciaram as Medidas de Apoio às Famílias e Empresas – COVID – 19”, por parte do Município de Santa Cruz da Graciosa, assunto que estava relacionado com a “1ª Revisão ao Orçamento de 2020, PPI e AMR, que foi aprovada por unanimidade. O Partido Social-democrata justificou a alteração do seu sentido de voto, uma vez que pretende demonstrar apoio ao executivo de Santa Cruz da Graciosa, durante a atual situação de pandemia. A bancada PSD demonstrou disponibilidade para um trabalho conjunto na construção de iniciativas, que consigam combater a crise sanitária e a crise económica.
Outro assunto de destaque, a apreciação e eventual aprovação da Empreitada “Centro de Recolha Oficial dos Animais de Companhia do Município de Santa Cruz da Graciosa”, com Assunção de Compromissos Plurianuais, que foi aprovada por maioria, com 11 votos favoráveis por parte do Partido Socialista e 8 votos contra por parte do Partido Social Democrata. O PSD manteve neste assunto o sentido de voto contra, não por ser contra a obra em si, mas sim por entender que 359 mil euros, por um canil são um valor “exorbitante”, que terá um peso “brutal” no orçamento da Câmara.




Escola emprestou computadores e serviço de Internet garantindo igualdade de circunstâncias no ensino à distância

A escola fez um levantamento das necessidades dos alunos, do 2º ciclo ao ensino secundário, uma vez que o 1º ciclo está a ter aulas através da RTP Açores e apurou que 31 alunos não tinham acesso à internet em casa, enquanto outros 62 alunos não tinham dispositivos informáticos.
No esclarecimento do Governo é evidente o papel fundamental da escola Graciosense em todo este processo, que permitiu que o Plano de Ensino à Distância esteja a decorrer com os todos os alunos em igualdade de circunstâncias.




Câmara Municipal deu parecer favorável ao Roteiro da Região Autónoma dos Açores “Critérios para uma saída segura da pandemia Covid-19”

O município de Santa Cruz da Graciosa destaca que se trata de “um documento muito bem estruturado e elucidativo da situação que se vive atualmente no nosso país e, de formar particular, em cada uma das ilhas na nossa Região, no qual é apresentado um plano faseado, prudente e sensato do processo de desconfinamento e reversão progressiva da medidas restritivas a que temos estado sujeitos nos últimos tempos devido à pandemia da COVID-19, que garante, por um lado, a redução do risco de propagação do novo coronavírus e, por outro, a reabertura gradual e monitorizada dos serviços e da economia das ilhas dos Açores”.
O Município apresenta como ressalva, que “as avaliações previstas no referido roteiro devem ter um espaço mais curto, ou seja, passando para avaliação quinzenal”.




Junta de Freguesia de Santa Cruz adere ao projeto Caixa Solidária

Esta caixa está disponível das 8:30h ás 16:00h, nos dias úteis, e serve para que todos os que possam, colocarem produtos (principalmente alimentares) para que, aqueles que mais precisam os possam levar.
Trata-se de um gesto de solidariedade de quem pode, para quem precisa, numa iniciativa que a junta espera que “ajude a ajudar”, quando de atravessa uma “fase de incerteza e dificuldades económicas”.


Twitter Facebook Favorites More