Traduzir

Rádio Graciosa


30 maio 2020

Resumo semanal de 25 a 29 de Maio de 2020

Incêndio provocou estragos avultados no Aeródromo da Graciosa, mas não inviabilizam operação aérea

A sirene dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz da Graciosa tocou por volta das 20h30 de Domingo, dia 24 de Maio, para alerta de um incêndio na zona de cargas, raio x e de operação de rampa que atingiu grandes proporções, passadas cerca de 4 horas depois do fecho do aeroporto.
A rápida intervenção dos bombeiros após a chegada ao local, impediu o alastrar do fogo à gare dos passageiros, conseguindo ainda salvar alguma carga, equipamentos e viaturas.
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas confirmou que grande parte dos equipamentos foram salvos e garantiu que os estragos verificados, não inviabilizam a operação aérea com a ilha.
Para o combate a este incêndio foram utilizados os meios do próprio aeródromo e ainda 5 viaturas e 26 elementos do corpo de bombeiros da Graciosa, havendo a registar a assistência médica a quatro bombeiros, por inalação de fumos e ferimentos ligeiros.




Graciosa foi reabastecida de areia

A ilha Graciosa foi abastecida de areia no último fim-de-semana, terminando assim o período de cerca de 1 ano de dificuldades no abastecimento regular deste bem à nossa ilha.
O assunto foi por diversas vezes debatido em reunião da Câmara Municipal, por ter trazido dificuldades para o setor da construção civil na ilha.
Já em Fevereiro, o Conselho de Ilha Graciosa pediu uma solução para o problema do abastecimento de areia à Graciosa, tendo o Governo garantido que nas próximas semanas seria resolvido.
Entretanto decorreram diversos trâmites com as empresas que realizam este serviço na região, o que a juntar algumas avarias nas embarcações, levou a que só na última semana se tenha iniciado o reabastecimento de areia a algumas ilhas do Grupo Central, tendo a draga chegado à Graciosa no Sábado.



Graciosa está sem casos ativos de Covid 19

A boa noticia foi conhecida no último Sábado, depois de ter sido registada uma recuperação de infeção por SARS-CoV-2, que corresponde a um indivíduo do sexo feminino, com 21 anos de idade, residente na ilha Graciosa, ficando, assim, a ilha sem qualquer caso positivo ativo.




Decorre petição pública para Graciosa ser incluída nos transportes marítimos do Grupo Central

A Graciosa também é Açores! É o tema de uma petição pública que decorre, cujos subscritores reclamam a inclusão da ilha “no plano de transporte marítimo, quer de passageiros, quer de viaturas para que se possa continuar a dizer que a Graciosa é Açores!”
É destacado ainda que “somos uma ilha onde foi incentivado pelo governo regional, a implementação de vários investimentos, e chegou a hora de podermos ter o retorno disso”, recordando que “o grupo central são 5 ilhas, e tem de estar ligadas!”




Dado mais um passo para a remodelação do Parque de Campismo do Carapacho

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou, por unanimidade, conceder ao Presidente da Câmara os poderes bastantes para proceder à justificação notarial de propriedade de um terreno com a área total de 0,333600 ha, sito no Carapacho, freguesia da Luz, destinado à instalação do Parque de Campismo do Carapacho.





Ligações aéreas inter-ilhas retomadas a partir de 29 de Maio

O Presidente do Governo anunciou que as ligações aéreas inter-ilhas e as ligações marítimas no Grupo Central do arquipélago vão ser retomadas, de forma gradual, a partir de sexta-feira, 29 de Maio.




Satisfação pela criação da Linha Branca nos transportes marítimos de passageiros e viaturas


A Atlanticoline apresentou como novidade na operação deste ano, a Linha Branca, que ligará todas as ilhas do Grupo Central, com duas viagens semanais, às segundas e sextas-feiras. A viagem parte da Horta, escalando os portos de São Roque do Pico, Velas de São Jorge e São Mateus da Graciosa, com destino à Praia da Vitória, regressando ao Faial.
A integração da Graciosa nos transportes marítimos de passageiros e viaturas do Grupo Central é solicitada há muito tenpo por todas as entidades públicas, empresários e associações da Ilha Graciosa.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa felicitou Governo e Atlanticoline pela criação da Linha Branca. Manuel Avelar Santos afirma que não é só o Município, como são todos os Graciosenses que estão satisfeitos com esta solução, que traz mais oportunidades para a Graciosa.
Esta inclusão da Graciosa é considerada justa e absolutamente vital para a economia da ilha.




Parlamento aprovou proposta para integrar a Graciosa na operação da Atlânticoline

O parlamento açoriano aprovou por unanimidade, um projeto de resolução do PSD para que a Ilha Graciosa seja integrada numa eventual operação da Atlânticoline para 2020.
Segundo o deputado João Bruto da Costa “fez-se, finalmente, justiça”, repondo “um direito que foi retirado aos graciosenses há 3 anos, quando foi chumbada a integração da ilha da Linha Lilás da Atlânticoline”, avançou.
José Ávila, deputado do PS, eleito pela Graciosa afirmou durante o debate que “esta decisão resulta do trabalho conjunto do Governo dos Açores, dos deputados socialistas e da autarquia graciosense que encontraram uma solução que foi estudada e ponderada, sendo por isso, agora, exequível assegurar as ligações à Graciosa”.
Da bancada PS, Ricardo Ramalho, referiu que é com “espírito de fazer sempre mais e melhor que vimos com satisfação o anúncio do Presidente do Governo Regional dos Açores da criação da “Linha Branca” da Atlânticoline que irá servir a ilha Graciosa já a partir do mês de Junho.
Manuel José Ramos, deputado socialista eleito pela Graciosa mostrou satisfação e lembrou que “foi com a governação PS que a Região voltou a ter transporte marítimo de passageiros, com dimensão arquipelágica”.




Graciosa é uma das ilhas escolhidas para o Inquérito Serológico Nacional à COVID-19

O recrutamento, que terá como universo sete ilhas da Região, designadamente São Miguel, São Jorge, Pico, Terceira, Faial, Graciosa e Flores, deverá estar concluído na primeira semana de junho, seguindo-se a recolha e o envio das amostras para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge até 19 de junho.
A participação no inquérito dependerá de autorização dos indivíduos ou dos seus representantes legais, que poderão aceder aos resultados, caso manifestem esse interesse.
Os dados recolhidos serão anonimizados no momento da colheita, a não ser que exista necessidade de notificação ao sistema de notificação de casos.
O Inquérito Serológico Nacional à COVID-19 visa também determinar e comparar a proporção de casos de infeção por SARS-CoV-2 em grupos etários específicos e estimar a percentagem de infeções assintomáticas.




Voto de acção de graças à Senhora de Guadalupe e Senhora da Ajuda cumprido com missa

A pandemia da Covid-19 não permitiu que os graciosenses cumprissem este ano o voto de 1717, de ação de graças às Senhoras da Guadalupe e da Ajuda, na ilha Graciosa, nos moldes habituais.
Cumprindo as normas determinadas pela Autoridade de Saúde Regional, a Ouvidoria da Ilha Graciosa assinalou o voto com a celebração de uma missa reservada a celebrantes e leitores.




Regulamento Municipal do Fundo de Emergência Social está em consulta pública

Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, explicou que se trata de um fundo para apoiar pessoas, que estejam num momento de grande dificuldade.
O documento pode ser consultado no site do município e as sugestões devem ser enviadas por escrito para a Câmara Municipal, através de email




Santa Cruz da Graciosa galardoada como Freguesia de Excelência Ambiental

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa foi vencedora mais uma vez do galardão de excelência ambiental, referente aos resultados do concurso do ano 2019.
Segundo nota da autarquia, “é um reconhecimento da continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelos nossos funcionários na limpeza e recolha de resíduos abandonados e campanhas realizadas em colaboração com instituições e população”.




Faturas de água pagas obrigatoriamente na Câmara Municipal

A Câmara Municipal informou que considerando as recomendações e normas em vigor no âmbito do combate à pandemia Covid-19, os leitores-cobradores não vão receber o dinheiro referente à liquidação das faturas de água.
Assim, o pagamento destas faturas poderá ser realizado no edifício sede da Câmara Municipal, entre as 9:00 e as 15:30 horas, ou, como alternativa, nos postos de atendimento da RIAC, desde que a data limite de pagamento não tenha sido ultrapassada, devendo os munícipes, em ambos os casos, fazer-se acompanhar do documento entregue pelos leitores-cobradores nas residências.




Celebrações religiosas retomam a 31 de Maio com novos horários de Missas

A Ouvidoria da Ilha Graciosa já deu a conhecer as igrejas e as horas onde decorrerão as missas, havendo igrejas mais pequenas onde para já não se iniciarão as celebrações, devido à limitação de espaço.




Município redistribui verbas destinadas às festas concelhias de 2020

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa informou à uma semana do cancelamento das edições de 2020 do Festival Ilha Branca e da Feira Taurina da Graciosa.
Fica assim disponível uma verba de cerca de 180 mil euros, que o município utilizará para antecipar e majorar os apoios às instituições culturais da ilha, apoio aos bombeiros, servirá ainda para a criação do fundo de emergência social e um reforço dos apoios às juntas de freguesia.
Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa explicou que esperam ter estes apoios definidos até ao final do mês de Junho.




Junta de São Mateus prepara praia para época de banhos

Os trabalhos incluem limpeza do areal, bem como pequenas reparações na zona de duches, para além das adaptações necessárias, de acordo com a legislação relativa à situação da situação de saúde pública da Covid 19.




Câmara Municipal atribui subsidio aos Bombeiros da Graciosa

Conforme proposto pelo Presidente da Câmara, foi aprovado, por unanimidade, atribuir um subsídio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa, no valor de dez mil euros, para suportar os custos com os serviços prestados à comunidade graciosense.




Períodos de matriculas na Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa

O período para a primeira matrícula na Educação Pré-Escolar e primeira matrícula no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o ano letivo 2020/2021, encontra-se fixado entre os dias 21 de Maio e 15 de Junho.
No caso do Ensino pré-escolar, as matrículas são feitas no período da manhã (das 9h00 às 13 horas) e no caso das matrículas no 1º ano do 1º ciclo, decorrerão no período da tarde (das 14 horas às 17 horas).
Os encarregados de educação deverão dirigir-se aos serviços da secretaria da EBS da Graciosa, sita no Rebentão S/N, Santa Cruz, a fim de efetuar a matrícula, fazendo-se acompanhar dos documentos: Cartão de Cidadão do aluno; Boletim de Vacinação; Cópia do documento que comprove o subsistema de saúde que abrange o aluno e 1 Fotografia tipo passe.
Para a antecipação e adiamento de matrícula ao 1.º Ciclo, os EE deverão aceder ao site da escola (ebsg.edu.azores.gov.pt), no separador “Alunos-Matrículas”, para obtenção do respetivo requerimento, a preencher e a assinar pelos EE requerentes.
Em relação à renovação de matrícula dos restantes anos de escolaridade (do 2.º ano de escolaridade ao 12.º ano), esta realiza-se automaticamente na escola frequentada pelo(a) aluno(a), sendo que os Diretores de Turma irão contactar os EE para a eventual seleção de opções e entrega de manuais escolares.




Trabalhos no Aeródromo da Graciosa decorrem a todo o vapor para regresso à normalidade

A SATA Gestão de Aeródromos (SGA) informou-nos que “após conclusão da peritagem ao local por parte da Policia Judiciária, foi autorizado o acesso à equipa técnica da SGA, que já encetou trabalhos de remoção dos escombros; reforço da estrutura atingida e avaliação mais detalhada e início das intervenções necessárias”. 
No que respeita à zona de embarque e desembarque de passageiros, embora não tenha sido afetada pelas chamas, “estão a ser conduzidos trabalhos de pintura, limpeza profunda e desinfeção, com vista a assegurar a retoma da operação comercial da SATA Air Açores, nas melhores condições”.
No que respeita ao serviço de cargas, este “foi relocalizado provisoriamente e tem estado a operar, embora de forma condicionada, uma vez que se aguarda a chegada de técnicos especializados para avaliação do estado dos equipamentos de rastreio (Raio X) necessários à prestação do serviço de transporte de carga, sem restrições”.
A SATA Gestão de Aeródromos garante que “tem desenvolvido todos os esforços no sentido de encontrar soluções provisórias e adequadas às circunstâncias extraordinárias e que permitam assegurar, em total segurança, o funcionamento da estrutura aeroportuária”.
Técnicos da Siemens chegaram na Sexta-feira na Graciosa, para avaliar e reparar os equipamentos de rastreio de carga e bagagem, que ficarão a funcionar logo que possível.
Após esta fase, será necessária a certificação por parte da ANAC.




PSD denunciou dificuldades na exportação de pescado por via aérea

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa questionou o governo regional sobre as previsões do regresso à normalidade na exportação via aérea da ilha, “uma vez que, no caso dos pescadores e exportadores da Graciosa, ainda não houve qualquer indicação nesse sentido. Sendo que praticamente pararam por completo a sua atividade quanto às espécies habitualmente exportadas”, avança.




PS entende que o “PSD desrespeita empenho de todos os que estão a contribuir para resolver problema da aerogare da Graciosa”

Os deputados socialistas, José Ávila, Manuel Ramos e Ricardo Ramalho entendem que “o PSD deveria saber, de antemão, que uma estrutura daquelas tem de obedecer a regulamentação internacional e, por isso, é ridículo, apenas quatro dias depois daquele incêndio, vir pedir justificações a correr e de cabeça perdida, preferindo ser parte do problema em vez de ajudar na solução”.



Twitter Facebook Favorites More