Traduzir

Rádio Graciosa


23 maio 2020

Resumo Semanal 18 a 22 de Maio de 2020

Congresso da Sociedade debateu o futuro da Graciosa

A sessão relativa à Ilha Graciosa teve transmissão em simultâneo no site do partido e na página do Congresso da Sociedade no Facebook e no encerramento do evento, José Manuel Boleeiro, Presidente do PSD Açores, destacou algumas das ideias e temas que surgiram da iniciativa, entre elas o combate à desertificação, análise às potencialidades e constrangimentos de cada território, plano estratégico para cada uma das ilhas, dificuldades de fixação dos jovens e uma escola profissional na ilha.
O Presidente do PSD afirmou que o partido tem uma estratégia especial para a família, que abrange uma diversidade de politicas públicas em diversos setores desde a educação, saúde, empreendedorismo, acessibilidades internas, numa estratégia alargada para a próxima década.



Centro de Saúde retomou a atividade assistencial à população

Desde segunda-feira existem novas regras na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa que devem merecer muita atenção de todos os utentes que se desloquem àquela infra-estrutura.



Administração Regional e estabelecimentos industriais e comerciais reabriram na Graciosa

Os serviços da Administração Regional da Graciosa reabriram ao público, cumprindo a calendarização prevista para o levantamento de restrições, que prevê também a reabertura de estabelecimentos comerciais e industriais nesta ilha e o retomar das aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º ano.




Museu da Graciosa reabriu no Dia Internacional dos Museus

As comemorações no Museu da Graciosa foram marcadas através da partilha e divulgação de fotografias de visitas comentadas de grupos, efetuadas a esta instituição.
Esta comemoração coincide com a reabertura ao público do Museu da Graciosa e com a apresentação de uma exposição virtual da REDE dos Museus intitulada “A ÁGUA”.




Graciosa vai continuar fora da Linha Lilás, Governo pretende compensar Graciosa através da SATA

A grande preocupação tem a haver não só com os passageiros, mas também com o mercado interno, uma vez que Graciosa produz alhos e meloas que carecem de ser exportados, sendo que os transportes marítimos têm-se revelado importantes para a exportação destes produtos, para o mercado das ilhas do triângulo.
A Rádio Graciosa questionou a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas sobre este assunto, que afirma que o cancelamento da operação marítima sazonal, é uma decisão de saúde pública de que informou o Presidente da Câmara Municipal.
Ana Cunha afirma que o Governo trabalha para que não haja qualquer constrangimento na mobilidade ou prejuízo para a ilha e que será através da SATA que a ilha Graciosa será recompensada, por ficar de fora do transporte marítimo de passageiros no ano de 2020.




Cancelado o Festival Ilha Branca e a Feira Taurina da Graciosa 2020

Em nota de imprensa é referido que as comissões organizadoras envolvidas consideraram que, "tendo em conta a situação extraordinária que vivemos provocada pela pandemia de COVID-19, não estão reunidas as condições para que se possam concretizar estes eventos, que poderiam pôr em causa a saúde pública.”




Publicada Portaria que determina datas de termo do ano letivo 2019/2020

Assim, o ano letivo termina para o 1.º ciclo do ensino básico a 19 de Junho de 2020 e para o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e 10.º ano do ensino secundário a 9 de Junho de 2020.
Para os alunos de 11.º e 12.º anos do ensino secundário, as aulas terminam a 26 de Junho de 2020, enquanto que as atividades da educação pré-escolar terminam a 19 de Junho de 2020, aquando do termo das aulas do 1.º ciclo.




Horários e condições de funcionamento dos serviços municipais

Os Paços do Concelho estão abertos das 09:00 às 15:30, com atendimento até ao máximo de duas pessoas de cada vez, por ordem de chegada, permanecendo os demais a aguardar no átrio, com a distância mínima recomendada entre cada um.
 Entre a 09:00 e as 11:00, serão atendidos, preferencialmente, cidadãos com mais de 60 anos, grávidas, portadores de doenças crónicas ou com necessidades especiais.
A Biblioteca Municipal e o Quiosque da Graciosa - Posto de Informação funcionam das 09:00 às 17:00.
Continuam encerrados o Centro Cultural da Ilha Graciosa, o CATL e o Reservatório do Atalho.




Dormidas de Março com variação negativa de 46,4%

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a março, todas as ilhas apresentaram variações homólogas negativas à exceção da ilha de Santa Maria e da ilha Terceira, com variações respectivamente de 9,6% e 6,2%.
As ilhas do Corvo, Graciosa, Faial, Flores, São Miguel, São Jorge e Pico apresentaram variações negativas respetivamente de, 51,2%%, 46,4%, 34,4%, 25,4%, 22,5%, 19,4% e 10,8%.
Nos primeiros três meses de 2020, a hotelaria Graciosense registou 2.102 dormidas, -46,4 em relação ao mesmo período de 2019.
Em Março, foram 543 as dormidas registadas no conjunto de estabelecimentos hoteleiros da Graciosa, uma redução de 63,1% em comparação com o mesmo mês de 2019 (1 473).
A taxa de ocupação-cama em Março foi de 9,5% (-16,3%) e a estada média de 3,27 noites (11,1%).





PSD alerta que passageiros das ilhas sem Gateway estão a ser discriminados no regresso a casa

Em causa está o facto de passageiros de São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Corvo, Flores e Santa Maria que, “com a imposição das quarentenas, não conseguem efetuar a atempada ligação à sua ilha de residência” e alertam que a “tarifa de residente não permite que o passageiro ultrapasse 24 horas na paragem que obrigatoriamente tem de fazer nas ilhas com Gateway”.
Esta situação leva a que passageiros de 7 ilhas tenham de “ficar 14 dias em São Miguel ou na Terceira, incumprindo com a obrigatoriedade da ligação à sua ilha de residência dentro das 24 horas estipuladas pela tarifa aérea já adquirida”, com o PSD a alertar que “todos os açorianos têm direito, na sua tarifa de ida e volta entre a ilha de residência e o Continente, a beneficiar do subsídio social de mobilidade, que reembolsa o diferencial da tarifa comprada para os 134 euros estabelecidos”.
A situação está a obrigar à compra de um novo bilhete de São Miguel ou da Terceira para as suas ilhas de destino, ficando, ainda, em alguns casos, sujeitos ao pagamento de excesso de bagagem se ultrapassarem os 23 kgs, já que normalmente os passageiros nas viagens da TAP, ou da Azores Airlines, têm direito a 42 kgs que são válidos até ao destino final”.
Assim o PSD quer saber do Governo “que medidas estão a ser tomadas no sentido de solucionar o que é uma tremenda injustiça para muitos açorianos atingidos”.



Graciosa já com máscaras sociais distribuídas

Nos últimos dias, mais de 86 mil máscaras sociais foram disponibilizadas para distribuição pelas juntas de freguesia das ilhas Terceira e Graciosa, na sequência do acordado com a Delegação dos Açores da ANAFRE, no âmbito da decisão do Governo dos Açores de garantir que cada domicílio da Região tenha asseguradas, pelo menos, três destas máscaras.




PSD não desiste de incluir a Graciosa na operação da Atlânticoline para 2020

O grupo parlamentar do PSD/Açores apresentou um projeto de resolução, visando a inclusão da Graciosa “na eventual operação da Atlânticoline para 2020, tendo em conta que está em curso nova discriminação para com aquela ilha, face aos horários até agora conhecidos”, disse o deputado João Bruto da Costa.
O deputado Graciosense destacou que “no que é uma reclamação de há vários anos da população graciosense, pretendemos que a tutela dê instruções à Atlânticoline para incluir a Graciosa na operação daquela empresa pública regional empresa para este ano, otimizando a utilização dos seus navios”.



Barro Vermelho galardoado com Bandeira Azul 2020

A zona balnear do Barro Vermelho foi distinguida com a Bandeira Azul do ano 2020, a única na nossa ilha este ano.
Na classificação, o Barro Vermelho é descrito como piscina natural de rocha e areia, com acessos em cimento e madeira. Zona de banhos de mar aberto com fundo em laje de basalto.




Câmara recorre a Vasco Cordeiro perante decisão “prejudicial, injusta e discriminatória”

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa continua firme na luta para que a Graciosa seja incluída nas ligações marítimas entre as ilhas do Grupo Central no período de Verão.
Depois da recomendação da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o município contactou o Gabinete da Secretária dos Transportes e Obras Públicas sobre a inclusão da nossa ilha na eventual rota de transporte marítimo de passageiros e veículos que estará em circulação no verão que se avizinha, mas obtiveram uma “resposta insatisfatória”.
Por entenderem “ser prejudicial, injusta e discriminatória”, a Câmara enviou um ofício ao Presidente do Governo Regional dos Açores solicitando a inclusão da Graciosa na rota e a transmitir a preocupação do município porque, independentemente da cor da linha, a Graciosa precisa ser servida por uma alternativa credível, por ser imprescindível para a dinamização da economia da ilha.
Manuel Avelar Santos, afirma que é impossível que a Graciosa não faça parte do transporte marítimo de passageiros e carga que se venha a realizar durante o verão no Grupo Central.
Manuel Avelar Santos lembra que ligação comercial da Graciosa, com as outras ilhas do Grupo Central é histórica e espera por isso que o Presidente do Governo “não deixe ficar mal” a Graciosa.
O autarca de Santa Cruz da Graciosa acredita que a decisão anunciada é reversível e está confiante de que, se e quando for retomado este serviço público de transporte marítimo, a Graciosa não será excluída.




Prorrogado para Setembro o fim da obra de requalificação dos pauis

Conforme solicitado pelo empreiteiro, o executivo aprovou por unanimidade, prorrogar o prazo da Empreitada de Melhoria da Rede Viária do Centro Histórico e Zonas Envolventes de Santa Cruz até ao dia seis de Setembro deste ano.
Segundo a ata do encontro, a prorrogação deve-se à suspensão de todas as ligações do Grupo SATA entre todas as ilhas da Região e todas as ligações aéreas do exterior da Região, decretada pelo Governo dos Açores, que ainda não tornou possível deslocar à Graciosa subempreiteiros e técnicos especializados.




Mocidade Praiense recebe apoio de 5 mil euros para obras na sede

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou por unanimidade, conceder um subsídio no valor de cinco mil euros ao Grupo Desportivo da Mocidade Praiense.
O apoio insere-se “numa perspetiva de continuidade da política municipal de colaboração no âmbito da preservação do património cultural, religioso e desportivo” e destina-se a fazer face a despesas com obras de recuperação da sua sede.
O Presidente da Câmara não participou na discussão e votação deste posto da ordem do dia.




Faleceu Ana Melo, a voz feminina mais conhecida do folclore graciosense

Faleceu no dia 21 de Maio de 2020, a Graciosense Ana Melo, vítima de doença prolongada.
   Era uma das vozes mais importantes do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe, tendo sido uma das fundadoras a 6 de Abril de 1978, e também membro do Coro de Nossa Senhora de Guadalupe. O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe tem mantido até hoje as modas e cultura tradicionais da nossa ilha.




Twitter Facebook Favorites More