Traduzir

Rádio Graciosa


07 maio 2020

Graciosa FC considera injusta a decisão das Associações de Futebol dos Açores

A Direção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou esta quarta-feira um amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português.
A FPF decidiu ainda criar em 2021/22 uma nova prova, designada para já «III Liga», que servirá de acesso à LigaPro.
Na época 2020/21 competirão no Campeonato de Portugal 96 equipas: duas vindas da Liga Pro, 70 que permanecem, 20 que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas B.
Nas três épocas seguintes, a «III Liga» e o Campeonato de Portugal verão o número de clubes reduzir-se até 76.
A FPF acordou com o Sindicato dos Jogadores que os profissionais destas competições terão como valor de remuneração base o salário mínimo nacional.
Além desta medida, a taxa de jogo sofrerá uma redução significativa e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores.

Na sequência, desta decisão, as Associações de Futebol dos Açores (AFA) deliberaram:
 - Declarar o CD Rabo Peixe como vencedor da competição, com a atribuição do respetivo título;
- Indicar o CD Rabo Peixe para participar no Campeonato de Portugal da próxima época desportiva;
- Não aplicar o regime de descidas;
- Não aplicar o regime de subidas das provas locais.
- Por força da vaga criada pela promoção do CD Rabo Peixe, será aplicado o regime de substituição de Clubes. Desta forma, em conformidade com o acordado entre as AFA, a AF Ponta Delgada indicará o Clube para preencher a referida vaga.
As justificações para estas decisões são de que a Direção Regional do Desporto não permite, à luz da legislação, proceder a alargamento de Clubes no Campeonato de Futebol dos Açores (CFA), para um número superior a 10 Clubes, que não haverá descidas no Campeonato de Portugal, que o Clube que liderava a prova, à data da suspensão da mesma, já tinha obtido os pontos necessários para vencer a competição e que todos os Clubes que compunham o Grupo da Despromoção, à data da suspensão da prova, podiam obter os pontos necessários para assegurar a manutenção.

Assim, com esta decisão, na próxima época a Graciosa voltará a ser representada por duas equipas no Campeonato de Futebol dos Açores, o Sporting de Guadalupe que já tinha garantida a manutenção e o Sport Club Marítimo, que estava no grupo de descidas, a lutar para se manter em prova.

O Graciosa Futebol Club, já sagrado Campeão da Ilha Graciosa da época 2019/2020, acha injusta esta decisão, que afasta o clube da disputa pela subida ao Campeonato de Futebol dos Açores.
Pedro Gil Silva, responsável pelo futebol no clube, afirma que entendem a situação que se atravessa, mas defende que para situações excepcionais, devem existir medidas excepcionais e por isso não vão baixar os braços.
Nos próximos dias são esperados mais desenvolvimentos sobre este assunto.

Twitter Facebook Favorites More