Traduzir

Rádio Graciosa


07 maio 2020

Dia da Europa assinalado nos edifícios públicos

Os edifícios públicos da Região Autónoma dos Açores vão hastear as bandeiras de Portugal, dos Açores e da União Europeia a 9 de maio, sábado, como forma de assinalar o Dia da Europa, que se comemora nos diversos Estados-membros desde 1986.
A decisão consta de um despacho assinado pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, hoje publicado em Jornal Oficial, com o objetivo de sinalizar em toda a Região esta efeméride instituída pelos Chefes de Estado e de Governo na Cimeira de Milão, de 1985.
A 9 de maio de 1950, Robert Schuman, então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.
Conhecida como "Declaração Schuman", esta proposta, baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, salientava os valores da paz, da solidariedade, do desenvolvimento económico e social, do equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas do carvão e do aço.

Twitter Facebook Favorites More