Traduzir

Rádio Graciosa


15 maio 2020

Governo aumentou os incentivos do PROENERGIA com majoração para as Reservas da Biosfera

A Direção Regional da Energia, aumentou em 48% os incentivos financeiros concedidos no âmbito do PROENERGIA – sistema de incentivos à produção e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis nos primeiros quatro meses deste ano, face ao período homólogo de 2019, num valor total superior a 157 mil euros, perfazendo 184 candidaturas incentivadas.
O PROENERGIA, para além dos sistemas de produção, passou a contemplar o armazenamento de energia, sendo que, em ambos os casos, o incentivo é de 25%, até um limite máximo de 4.000 euros.
Os mesmos valores são aplicados no caso dos sistemas de produção de energia calorífica.
Os sistemas de apoio à produção de águas quentes são também abrangidos, sendo que, no âmbito da alteração ao PROENERGIA, o valor do incentivo aumentou para 35%, até um limite máximo de 4.000 euros.
Em todos os casos, verificou-se a redução do investimento mínimo necessário de 1.000 para 500 euros, aumentando a gama de equipamentos elegíveis, naquele que foi um alinhamento com os preços praticados no mercado.
O incentivo concedido a projetos que se realizem em territórios abrangidos pela Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO (Corvo, Flores, Graciosa e São Jorge) foi alvo de majoração em 12 pontos percentuais, de modo a contribuir para a salvaguarda e valorização do património natural destes territórios.
Podem beneficiar deste incentivo as pessoas singulares, micro, pequenas e médias empresas, incluindo empresários em nome individual, cooperativas, condomínios, associações sem fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
No caso das IPSS, e no âmbito da recente alteração ao PROENERGIA, o limite máximo de incentivo aumentou de 4.000 para 20.000 euros.


Fonte: GACS

Twitter Facebook Favorites More