Traduzir

14 fevereiro 2020

Sessão de Divulgação do MOVEMPREGO decorreu na Graciosa

A Graciosa recebeu uma Sessão de Divulgação do MOVEMPREGO – medida criada para promover a mobilidade e fixação de trabalhadores nas diferentes ilhas da Região Autónoma dos Açores.
A iniciativa decorreu ao final da tarde de Quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com objetivo de dar a conhecer às empresas da ilha, esta medida criada pelo Governo dos Açores, que vai atribuir apoio financeiro para promover a fixação de trabalhadores e respetivo agregado familiar nas diferentes ilhas.
Isabel Berbereira, Diretora da Agência para a Qualificação e Emprego de Angra do Heroísmo, disse que a divulgação tem sido feita por todas as ilhas, de modo a informar das vantagens deste programa, que pretende o recrutamento de trabalhadores das ilhas maiores, em áreas em que existem lacunas nas empresas das ilhas mais pequenas.
O Governo Regional entende que a mobilidade geográfica de recursos humanos entre as ilhas do arquipélago permite a dinamização do mercado laboral e a redistribuição geográfica e profissional da mão-de-obra. Os encargos com o apoio são suportados pelo orçamento do Fundo Regional do Emprego, e podem ser co-financiados por verbas comunitárias.
A atribuição do apoio depende da celebração de contrato de trabalho, sem termo ou a termo certo, pelo prazo mínimo de um ano e a tempo completo, com empresas privadas, empresários em nome individual ou entidades sem fins lucrativos. Os desempregados têm também de ter a sua situação contributiva regularizada perante a administração fiscal e a segurança social e não podem estar incumprimento de qualquer apoio comunitário, nacional ou regional, nomeadamente relativos a emprego e formação.
O desempregado/destinatário pode apresentar candidatura ao apoio na direção regional de emprego, no prazo máximo de 30 dias seguidos após o início do seu contrato de trabalho.
A medida começou a produzir efeitos no dia 1 de Janeiro de 2020.


Para beneficiar de apoio o desempregado terá de sair de uma das seguintes ilhas com destino a outra:
Ilha de OrigemIlhas de Destino
São MiguelSanta Maria; Terceira; Faial; Pico; São Jorge; Graciosa; Flores e Corvo
TerceiraSanta Maria; Faial; Pico; São Jorge; Graciosa; Flores e Corvo
Faial e PicoSanta Maria; São Jorge; Graciosa; Flores e Corvo
São JorgeSanta Maria; Graciosa; Flores e Corvo
GraciosaSanta Maria; São Jorge; Flores e Corvo
Santa MariaGraciosa; São Jorge; Flores e Corvo
FloresGraciosa; São Jorge; Santa Maria e Corvo



Twitter Facebook Favorites More