Traduzir

Rádio Graciosa


15 fevereiro 2020

Resumo Semanal de 10 a 14 de Fevereiro de 2020

Conselho de Ilha Graciosa elege transportes, gare marítima, falta de areia, água, habitação, apoio a idosos e saúde como principais problemas da ilha


O Conselho de Ilha Graciosa reuniu na Sexta-feira, encontro que tinha num dos pontos da ordem de trabalhos, a preparação do memorando a debater com o Governo Regional, durante a visita estatutária.
Quando faltam apenas cerca de 6 meses para o final desta legislatura, o Conselho de Ilha elegeu aquelas que são as prioridades para a Graciosa.
Uma delas tem a haver com os transportes, pois nos transportes aéreos apesar de manter ligações a Ponta Delgada, foi retirado um voo à Quarta-feira, quando o Conselho de Ilha sempre pediu que nunca houvesse diminuição de voos com a Graciosa. È também pedido um reforços as ligações aéreas, durante as maiores festas as ilha.
Nos transportes marítimos, há a necessidade urgente de uma nova gare marítima para os passageiros, sendo urgente a resolução das dificuldades que se fazem sentir nos transportes marítimos de mercadorias, com dificuldade na chegada de mercadorias, mas também na exportação de produtos, em particular do gado vivo.
Apoios à Habitação e clarificação da situação do Graciosa Hotel, são outros pontos a abordar com o Governo dos Açores.
Vítor Mendes afirmou no entanto, que foi positiva a atitude do Governo, face ao último memorando.
Um estudo sobre a água na Graciosa, que dê a conhecer os recursos existentes e ajuda na resolução do problema da falta de areia na ilha, são outros assuntos que se destacam do memorando deste ano.
Na saúde, há a necessidade de mais médicos e consultas de especialidade, sendo que na vertente da terceira idade, o Conselho de Ilha entende que há necessidade de aumentar a oferta de lugares nos lares de idosos, o que no caso de Santa Cruz passaria pelo alargamento da valência ao antigo centro de saúde.
Promoção do emprego, incubadora de empresas, solução para a escola primária de São Mateus, reforço de falésias, requalificação do Porto Afonso, vigilância no Porto de Pescas, iluminação da Muralha da Praia e das Piscinas do Carapacho, piso para as estradas regionais de Guadalupe e Quitadouro, manutenção de trilhos, caminhos agrícolas, recuperação de tanques de acesso à água, corpo técnico para a Adega, desratização, programa para terra abandonada, obras de manutenção na escola secundária, conclusão da Marina, reformulação de apoios às filarmónicas e atenção ao estado do Sintético de Guadalupe, são outros pontos do memorando.
A visita estatutária do Governo regional dos Açores à Graciosa está prevista para decorrer de 19 a 21 de Fevereiro.





Deputados Socialistas acompanham situação dos trabalhadores do Hotel da Graciosa

Os deputados do Partido Socialista reuniram com os trabalhadores e com elementos da nova gerência do Hotel da Ilha Graciosa, “no sentido de acompanhar o processo de transição entre os responsáveis pela sua exploração e inteirarem-se da situação atual dos trabalhadores”, adiantou José Ávila, depois das reuniões de sexta-feira.
O deputado Graciosense do PS/Açores disse que “é importante confirmar que os postos de trabalho de todos os funcionários da empresa responsável pela gestão e exploração do estabelecimento hoteleiro foram salvaguardados, tendo a responsável pelo grupo INATEL salientado que pretende empregar ainda mais pessoas para áreas como é o caso da restauração”.
Durante a visita os deputados socialistas confirmaram que “a Inspeção Regional do Trabalho esteve sempre a acompanhar o processo dos trabalhadores que transitam da anterior para a nova gestão”.
A Fundação INATEL ficou com a gestão do Hotel aquando do fim do contrato de subconcessão com a empresa Janelas da Natureza a 31 de dezembro de 2019.





Graciosa com aumento homólogo de 5,6% nos desembarques de Janeiro

Em Janeiro de 2020 desembarcaram nos aeroportos dos Açores 94.988 passageiros, um aumento de 4,8% face ao mesmo mês de 2019.
A ilha que apresentou maior crescimento homólogo mensal foi a do Pico com 13,9%, seguindo-se a da Terceira com 9,4%, Santa Maria com 8,5%, Graciosa com 5,6%, e Flores com 5,4%. Em sentido inverso, a ilha do Corvo apresentou uma variação homóloga mensal negativa de 11,7%.
O Aeródromo da Graciosa registou 2.107 desembarques em Janeiro, mais 111 dos que os 1.996 de igual mês de 2019.
Nos embarques foram registados 1.918, apenas mais 5 dos que registados em Janeiro de 2019.
Segundo o Serviço Regional de Estatística, no mês transato foram registadas 52 descolagens de aviões, que desembarcaram 7.731 Kg de carga e 2.747 Kg de correio. Por via aérea, saíram da Graciosa 16.297 Kg de carga e 1.011 Kg de correio.





Semana de Carnaval da Graciosa decorre de 19 a 25 de Fevereiro

O carnaval da ilha Graciosa decorre já desde a passagem de ano, mas é na Semana de Carnaval de atinge o seu auge, com bailes de máscaras, fantasias de grupo, bailinhos, desfiles, muita dança e alegria, até ao dia de Entrudo.
A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa já lançou o cartaz da edição deste ano, que faz uma retrospectiva de alguns dos momentos de mais cor e alegria de outros carnavais.
Nos clubes da ilha ultimam preparativos para a semana mais importantes, com enfeitar dos salões de baile, costurar das fantasias e ensaios de coreografias.




Candidaturas ao POSEI abrem a 27 de Fevereiro


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas adiantou que tem início a 27 de Fevereiro o período de candidaturas aos apoios do programa POSEI, cujas alterações aprovadas para 2020 estão já publicadas em Jornal Oficial.
De acordo com a portaria agora publicada, o POSEI mantém em 2020 a totalidade da ajuda aos produtores de leite das ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa que reduzirem, de forma voluntária, quer o seu efetivo bovino, quer a respetiva produção até 20%, nos prémios à vaca leiteira e aos produtores de leite.
Por outro lado, nas ilhas do Pico, Faial e Flores, para incentivar o aumento da produção de leite, bem como ajudar a viabilizar e sustentabilizar as indústrias, há um acréscimo no prémio aos produtores de leite de dois cêntimos por litro de leite produzido a mais em relação ao ano anterior.
Os produtores em modo de produção biológica ou em período de conversão serão alvo de majorações de 20% no Prémio à Vaca Leiteira, na Ajuda aos Produtores Apícolas e na Ajuda aos Produtores das Culturas Arvenses, sendo que, no caso da Ajuda à Produção de Hortofruticultores e outras culturas, haverá um suplemento de 10% para os produtores aprovados para a utilização de regimes como IGP, DOP ou modo de produção biológico.
Este ano foi criada a ajuda aos Produtores Apícolas, que comercializem mel através de um estabelecimento aprovado para a extração e/ou processamento de mel ou possuam uma unidade de produção primária.
No caso da Ajuda à Manutenção da Vinha Orientada para a Proteção de Vinhos com Denominação de Origem e Vinhos com Indicação Geográfica há um reforço de 14% da dotação orçamental, para fazer face ao crescimento verificado neste setor.
 Além dos 70,4 milhões de euros de verbas comunitárias, o orçamento do POSEI para 2020 conta com cerca de cinco milhões de euros de verbas regionais, um envelope financeiro fundamental para continuar a desenvolver o setor agrícola nos Açores.




Museu da Graciosa leva Bibliomóvel a toda a ilha

Este projeto de promoção da leitura, que conta com a parceria da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, inclui um espólio bibliográfico com mais de 1.600 publicações, adequado aos vários géneros literários, com enfoque especial no público infanto-juvenil.




Obras do pintor Vítor Azevedo expostas em Lisboa

A exposição póstuma pretende conhecer a obra e a extensa biografia do artista, percorrendo todo o seu imaginário ao logo da sua vida.
Telas de pintura modernista, que estarão patentes no espaço atmosfera em Lisboa, até 16 de Março de 2020, com Curadoria é de Clo Bourgard.





SATA Gestão de Aeródromos deve 72.580,70 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Graciosa

No documento que deu entrada na segunda-feira no parlamento açoriano, e que responde a um requerimento apresentado pelo PSD, o executivo açoriano assume que, a 31 de janeiro, a SATA Gestão de Aeródromos devia 87.646,54 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Madalena, 72.580,70 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Graciosa e 59.842,36 euros aos bombeiros das Velas, em São Jorge.
Entretanto, esta situação tem criado dificuldades aos Bombeiros da Graciosa, nomeadamente nos compromissos relativos ao pagamento de ordenados.




José Ávila considera benéficas as alterações ao Quadro Legal da Pesca Açoriana

As alterações do quadro legal da pesca açoriana, “salvaguarda a Autonomia e reforça as competências da Região em matérias de gestão dos recursos e a pesca nos Açores” e permitem segundo o governo, ajustar questões referentes ao licenciamento da atividade da pesca, alterando também categorias dos escalões da mestrança e marinhagem, permitindo que as competências dos profissionais da pesca açorianos sejam reconhecidas na totalidade do território nacional.





Sessão de Divulgação do MOVEMPREGO decorreu na Graciosa

A iniciativa decorreu ao final da tarde de Quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com objetivo de dar a conhecer às empresas da ilha, esta medida criada pelo Governo dos Açores, que vai atribuir apoio financeiro para promover a fixação de trabalhadores e respetivo agregado familiar nas diferentes ilhas.
Isabel Berbereira, Diretora da Agência para a Qualificação e Emprego de Angra do Heroísmo, disse que a divulgação tem sido feita por todas as ilhas, de modo a informar das vantagens deste programa, que pretende o recrutamento de trabalhadores das ilhas maiores, em áreas em que existem lacunas nas empresas das ilhas mais pequenas.



Twitter Facebook Favorites More