Traduzir

Rádio Graciosa


07 dezembro 2019

Resumo Semanal 2 a 6 de Dezembro de 2019

João Costa lamenta chumbo das propostas do PSD para a Graciosa, quando votou a favor das propostas do PS

O Plano e Orçamento dos Açores para 2020 aprovado na Assembleia Legislativa dos Açores.
Os documentos, que foram discutidos em plenário entre Terça e Sexta-feira, foram aprovados por maioria, com votos a favor de PS e CDS-PP, com abstenção do PCP e votos contra do PSD, Bloco de Esquerda, PPM e da deputada Independente Graça Silveira.
Na aprovação na especialidade, as seis propostas do PSD específicas para a Graciosa, foram chumbadas, tendo o deputado João Costa lamentado a atitude dos deputados socialistas, quando ele votou a favor “todas as propostas de alteração ao plano anual para 2020 dos deputados do Partido Socialista em benefício da ilha Graciosa”. As cinco propostas de alteração do PS para a Graciosa, foram aprovadas.




Vila de Santa Cruz da Graciosa impecavelmente enfeitada para o Natal

O dia 1 de Dezembro ficou marcado como habitualmente pela abertura da iluminação de Natal, e contou com a Feira de Oportunidades e a presença do Pai Natal.
A vila de Santa Cruz da Graciosa está impecavelmente decorada para as festas de Natal, num trabalho exclusivo dos trabalhadores do Município de Santa cruz da Graciosa.
Com as obras de requalificação do centro histórico, ainda a decorrer nos pauis, Largo Francisco de Paula Barcelos e Rua D.João IV, a decoração deste ano centrou-se na Praça, Ruas Infante D.Henrique e Serpa Pinto e no Largo Vasco da Gama.
Nos próximos Domingos, a animação vai continuar sempre com música, animação infantil e feiras de artesanato, do livro e das oportunidades.



Campanha SOS Cagarro com 461 salvamentos na Graciosa

Na Graciosa, foram registados 461 salvamentos, um número recorde, tendo o primeiro salvamento ocorrido a 18 de Outubro e o último, no dia 15 de Novembro. Há ainda a registar 17 aves mortas, durante a campanha.
A Campanha SOS Cagarro de 2019 contou com a colaboração de diversas entidades públicas, tendo sido realizadas 12 atividades, 6 brigadas de salvamento, 4 campanhas de sensibilização e 2 campanhas de salvamento com o projeto Quinta Mágica e com a escola O Balão.




Processo Eleitoral para Associação de Pais decorre a 9 de Dezembro

No dia 9 de Dezembro, às 18 horas no auditório da escola, os encarregados de educação poderão inscrever-se na nova Associação de Pais da EBS da Graciosa, bem como participar no processo eleitoral.




“Rumo ao Jamor- A verdadeira festa do futebol” foi apresentado na Graciosa

Filipe d’Avillez, conhecido jornalista da Rádio Renascença, retrata uma viagem que aconteceu durante a edição de 2018/19, época em que o Graciosa FC, enquanto campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo e o SC Marítimo, 2º classificado do Campeonato dos Açores em 2017/18, representaram o futebol graciosense na Taça de Portugal.
Com o propósito de acompanhar um dia de uma equipa por eliminatória, o autor iniciou o livro com o Graciosa FC, a equipa mais distante do Estádio do Jamor.




Miradouro do Ilhéu da Baleia pretende dignificar local turístico

No âmbito das propostas de alteração ao Plano e Orçamento dos Açores para 2020, os deputados Graciosenses do PS apresentaram uma proposta para a construção de um miradouro junto ao Ilhéu da Baleia.
Na apresentação da proposta, o deputado Ricardo ramalho referiu que o objetivo desta obra é dotar o local com um miradouro que dignifique este ex-libris da natureza.




Governo propõe criação de quotas para espécies mais vulneráveis e regime de abate a artes de pesca menos seletivas

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou, na Horta, durante a reunião do Conselho Regional das Pescas, uma proposta de criação de quotas regionais para algumas espécies que “necessitam de acompanhamento mais sério”, nomeadamente abrótea, boca negra, cântaro, caranguejo real, congro, melga, sapateira e veja.
Gui Menezes salientou que os valores apresentados têm como base “o historial dos últimos anos”, assegurando que esta medida não vai ter “grande impacto em termos da média de capturas” daquelas espécies.




Unidade de Saúde da Ilha Graciosa obteve o 2°lugar no 6° Workshop de Boas Práticas em Saúde no Serviço Regional de Saúde

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa obteve o 2°lugar no 6° Workshop de Boas Práticas em Saúde no Serviço Regional de Saúde, que se realizou hoje, dia 4 de Dezembro de 2019, no Auditório Municipal das Velas, com a apresentação da boa prática "Black-Box Higiene das Mãos". A equipa formada por Brenda Silva e Vanessa Cordeiro volta a conseguir um prémio para a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.




Lançado concurso para concessão da Sala de Desmancha do Matadouro da Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou hoje o lançamento do concurso público para concessionar a privados a sala de desmancha do novo matadouro da Graciosa, uma infraestrutura moderna, com equipamentos de excelência que deve contribuir para uma maior valorização da carne de bovino desta ilha.



Carlos Espinola é o novo chefe da PSP de Santa Cruz da Graciosa

O novo chefe iniciou as suas funções na Quarta-feira, com apresentação de cumprimentos às autoridades da ilha Graciosa.
Passados 22 anos, a Policia de Segurança Pública da Graciosa volta a ser chefiada por um Graciosense, depois de José Bettencourt, que se reformou em 1997.
Carlos Espinola tem 29 anos e é natural da Ribeirinha, freguesia de Guadalupe.






Investimento para Agricultura em 2020 prevê “aposta muito forte em investimentos na modernização das infraestruturas publicas e nas explorações agrícolas”

João Ponte anunciou que já está em curso o processo de classificação do Alho da Graciosa como produto com Identificação Geográfica Protegida (IGP).
No âmbito das alterações ao programa POSEI para 2020, apresentadas pelo Governo dos Açores e cuja decisão da Comissão Europeia será conhecida este mês, pretende-se que a ajuda da cultura da meloa passe de 1.150 euros para 1.400 euros por hectare, considerando que esta medida é mais um incentivo para a produção de meloa crescer na Graciosa, com benefícios para os agricultores e para a economia local.
Relativamente ao Plano para 2020, especificamente na ilha Graciosa, João Ponte assegurou que é feita uma aposta muito forte em investimentos na modernização das infra-estruturas publicas e nas explorações agrícolas, como uma das formas de melhorar a eficiência destas explorações.
O governante anunciou que, no próximo ano, serão investidos 750 mil euros em infra-estruturas agrícolas da Graciosa, como, por exemplo, a eletrificação do furo de captação de água da Canada atrás do Pico e a beneficiação da Canada da Fajã.
Haverá também medidas na área das hortícolas.
O Plano para 2020 contempla também apoios destinados às organizações de produtores da ilha Graciosa.





Twitter Facebook Favorites More