Traduzir

Rádio Graciosa


06 dezembro 2019

Investimento para Agricultura em 2020 prevê “aposta muito forte em investimentos na modernização das infraestruturas publicas e nas explorações agrícolas”

 Na sessão de apresentação do Plano para 2020 relativo ao setor agrícola na ilha Graciosa, João Ponte referiu que o Executivo está a investir mais na agricultura do que no ano passado, considerando que "isso é bom para os agricultores, é positivo para todo o setor agrícola e é mais um passo que estamos a dar para termos nos Açores uma agricultura melhor preparada para vencer os desafios".
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que, mais importante do que a dotação do Plano, é a sua boa execução, revelando que a expectativa do Governo é atingir este ano uma taxa de execução no Plano da agricultura ainda mais elevada do que em 2018, de modo a prosseguir com o desenvolvimento do setor agrícola e o reforço da sua competitividade.
João Ponte anunciou que já está em curso o processo de classificação do Alho da Graciosa como produto com Identificação Geográfica Protegida (IGP).
No âmbito das alterações ao programa POSEI para 2020, apresentadas pelo Governo dos Açores e cuja decisão da Comissão Europeia será conhecida este mês, pretende-se que a ajuda da cultura da meloa passe de 1.150 euros para 1.400 euros por hectare, considerando que esta medida é mais um incentivo para a produção de meloa crescer na Graciosa, com benefícios para os agricultores e para a economia local.
Relativamente ao Plano para 2020, especificamente na ilha Graciosa, João Ponte assegurou que é feita uma aposta muito forte em investimentos na modernização das infraestruturas publicas e nas explorações agrícolas, como uma das formas de melhorar a eficiência destas explorações.
O governante anunciou que, no próximo ano, serão investidos 750 mil euros em infra-estruturas agrícolas da Graciosa, como, por exemplo, a eletrificação do furo de captação de água da Canada atrás do Pico e a beneficiação da Canada da Fajã.
Haverá também medidas especiais na área das hortícolas.
O Plano para 2020 contempla também apoios destinados às organizações de produtores da ilha Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More