Traduzir

Rádio Graciosa


05 dezembro 2019

Lançado concurso para concessão da Sala de Desmancha do Matadouro da Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou ontem o lançamento do concurso público para concessionar a privados a sala de desmancha do novo matadouro da Graciosa, procedimento que decorrerá até final de Janeiro.
Trata-se de uma infra-estrutura moderna, com equipamentos de excelência, que tem como objetivo contribuir para uma maior valorização da carne de bovino desta ilha.
A sala tem capacidade para 8 a 10 bovinos por dia, sendo de referir a boa capacidade de frio, podendo armazenar 100 bovinos. Esta sala está capacitada para todo o tipo de desmancha.
O governante destacou os avultados investimentos que foram concretizados na modernização da rede regional de abate com o objetivo estratégico de contribuir para o reforço da valorização da carne dos Açores.
João Ponte afirmou que a Graciosa é uma das ilhas onde tem havido um grande crescimento, “os abates em 2018 cresceram 18%, em relação ao ano anterior, e, no mesmo período, a exportação de carne de bovino em carcaça cresceu 47%. Já nos primeiros nove meses deste ano, os abates estão a crescer 44% e a exportação 88%”.
João Ponte afirmou ainda que há ainda um desfio a vencer, que se prende com a redução do número de animais expedidos em vida, revelando que, nos primeiros nove meses deste ano, saíram da Graciosa cerca de 1.200 bovinos.
O Secretário Regional frisou que se está a abater mais na Graciosa, em alternativa à expedição de animais vivo, uma alteração de paradigma no setor da carne na Graciosa, que está a contribuir para gerar mais rendimento para os produtores e está a criar novas oportunidades para o desenvolvimento económico, cumprindo assim com o propósito do investimento público que foi realizado.

Twitter Facebook Favorites More