Traduzir

Rádio Graciosa


17 setembro 2019

Projeto “Aprende para a Vida” arrancou ontem na Graciosa

As propostas vencedoras do 1.º Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores 2018) para a Graciosa foram a “Quinta Mágica”, de Carlos Silva, com uma dotação de 24.800 euros, e “Oferta formativa Aprende para a vida", de Patrícia Silva, orçado em 6.200 euros.
Depois da Quinta Mágica ter começado no início do Verão, agora foi a vez do projeto “Aprende para a Vida”, que se vai desenrolar até ao final do ano.
Segundo a promotora, Patrícia Silva, o objetivo é a realização de cursos básicos em horário pós laboral nas áreas de Costura e Cozinha, destinados à população da Ilha Graciosa, visando desenvolver competências básicas ao nível pessoal e profissional.
Na Segunda-feira, dia 16 de Setembro arrancou o primeiro curso de costura, com 10 formandas, havendo mais tarde uma segunda formação e em Novembro decorrerá o curso de culinária.
Patrícia Silva afirma que tem havido muito interesse nestas formações, em especial pela área da costura.
Ondina Leite é a formadora dos dois cursos de costura.
A formação começará pelo tirar de medidas, os moldes e todos os passos até à conclusão de uma peça de vestuário.
Para frequentar o curso, é exigido que saiba cozer à máquina e que tenha também uma máquina de costura.
O Diretor Regional da Juventude marcou presença no arranque do projeto e realçou o elevado número de projetos aprovados no Orçamento Participativo dos Açores que já estão em curso em várias ilhas do arquipélago.
No arranque do projeto 'Aprende para a Vida', vencedor do Orçamento Participativo dos Açores na área da Juventude, Lúcio Rodrigues disse que houve a preocupação de realizar estas formações só com pessoas da ilha, por isso os formadores de todos os cursos serão da Graciosa.
Os cursos de costura contam com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, na cedência de um espaço no antigo centro de saúde.
O curso de culinária terá o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que irá ceder o Pavilhão Multiusos para essa formação.
Para o dia 21 de Dezembro está previsto o encerramento destas formações, com uma sessão em que os participantes do curso de culinária prepararão um beberete e as formandas dos cursos de costura mostrarão os seus trabalhos.





Twitter Facebook Favorites More