Traduzir

Rádio Graciosa


12 julho 2019

Resumo Semanal de 8 a 12 de Julho de 2019

XI Rali Ilha Graciosa com 39 equipas inscritas

A 12 e 13 de Julho estará nas estradas de asfalto da ilha Graciosa a 11ª edição do RALI ILHA GRACIOSA ALÉM MAR, uma prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube (TAC) com a parceria da Associação Graciosense de Promoção de Eventos (AGRAPROME).
São 39 as equipas inscritas na 11ª edição do RALI ILHA GRACIOSA ALÉM MAR, número que iguala a edição de 2016 e que se mantém como o maior número de inscritos nas últimas seis edições do RALI ILHA GRACIOSA.
Nesta lista da edição de 2019, a ilha Graciosa está representada por 7 equipas (uma delas com um navegador do norte do país, presença regular nas provas do CAR) confirmando que o "bichinho" dos ralis já é mais que uma certeza nesta ilha. A ilha Terceira continua a apresentar a grande maioria dos inscritos, com 27 equipas inscritas nesta edição. A ilha da Madeira estará representada pela dupla Filipe Pires/Vasco Mendonça, a ilha do Pico por Mário e Camila Jorge e a ilha do Faial por Mário Nunes navegado pelo terceirense José Borba. Do continente português surgem as duplas Paulo Santos/André Barras e Pedro Lança/Paulo Marques.




2ª Prova de Natação de Águas Abertas da Graciosa reuniu 22 atletas

A nadadora terceirense Maria Armas foi a mais rápida da geral nos 3 mil metros, ao fazer as 5 voltas à baía do Barro Vermelho, no tempo de 40 minutos e 20 segundos, tendo Ricardo Bettencourt e João Rosa realizado a prova em 41 minutos e 53 segundos e a ficarem em 2º lugar no pódio.
O melhor graciosense em prova foi Bruno Picanço, que ficou em 3º lugar, com 42 minutos e 19 segundos, não conseguindo assegurar o título de vencedor, conseguido na primeira edição.
Na prova de 1000 metros, 2 voltas à baía do Barro Vermelho, venceu o graciosense Duarte Silva, com tempo de 23 minutos e 32 segundos.
A prova realizou-se na zona do Barro Vermelho, em Santa Cruz, devido à presença de caravelas e águas vivas na praia de São Mateus.




Últimos dias para votar nas Queijadas da Graciosa 7 Maravilhas Doces de Portugal


A Queijada da Graciosa é um dos doces finalistas da fase regional (Açores) do concurso "7 Maravilhas Doces de Portugal".
Esta candidatura é apadrinhada por Victor Rui Dores e é promotor da iniciativa o Município de Santa Cruz da Graciosa.
São várias as entidades públicas e privadas que se estão a unir a esta iniciativa, apelando ao voto, por ser importante na promoção do doce mais típico da Graciosa, que está a levar o nome da ilha a ser mais conhecido no país.
Para votar nas Queijadas da Graciosa, deve-se ligar para o 760 107 069.
Custo da chama: 0,60€+ IVA. A votação decorre até 15 de Julho




Dia da Defesa Nacional decorreu na Graciosa a 8 e 9 de Julho

Divididos em dois grupos, os/as cidadãos nascidos em 2000 foram convocados/as para participar nas diversas atividades desenvolvidas ao longo destes dias, com uma parte em terra e outra a bordo de um navio da Marinha Portuguesa, a fim de ficarem a conhecer um pouco melhor as forças armadas nacionais, numa perspetiva de abertura de horizontes e de possibilidades de um futuro profissional.





Coordenador Regional do PCP visitou Graciosa e fez um retrato das dificuldades da ilha

O Coordenador Regional do PCP Marco Varela visitou a ilha Graciosa, tendo contactado com os militantes do PCP, ativistas da CDU e população em geral.
Na sua visita foram levantadas várias questões que continuam a dificultar o crescimento económico da graciosa e que justificam soluções políticas que o Governo Regional do PS continua sem dar resposta, refere o PCP em comunicado.
Das questões levantadas que continuam a criar sérios constrangimentos ao desenvolvimento económico e social da Graciosa, o PCP destaca “os problemas relacionados com a mobilidade da população. Os transportes continuam a ser um grande fator de isolamento e de estrangulamento da economia da ilha”.
Nos transportes aéreos os preços praticados são elevados, e os horários dos voos e os lugares disponíveis são um fator inibidor de um maior afluxo de turismo, sobretudo na época alta, perdendo-se assim um excelente complemento para a economia local.
Ao nível dos transportes marítimos, a Graciosa continua isolada e sem uma ligação regular de transporte de passageiros com as restantes ilhas do grupo central. A CDU defende que a Graciosa seja incluída na ligação marítima do grupo central durante o ano todo e considera que a solução para a ligação marítima, passa pela utilização de um barco com capacidade para o transporte de passageiros e mercadorias.
Os setores da Agricultura e das pescas são a base fundamental da economia graciosense, mas o PCP alerta que “os produtores de leite defrontam-se com os baixos valores pagos pela indústria que beneficia duma situação de monopólio, e com a falta de um mecanismo de regulação do mercado do leite que valorize o produto e garanta melhores preços ao produtor”. No setor das Pescas, “continua-se a constatar uma diminuição da atividade devido à redução das quotas e a diminuição das espécies pela intervenção de frotas exteriores de maior dimensão que delapidam os nossos mares”. Para o PCP, “è notória a ausência de uma política de pescas para os Açores que garanta maior proteção à zona económica e promova mais investimento na frota açoriana, tanto ao nível técnico, como ao nível da formação dos nossos pescadores”.
A construção do novo edifício da adega cooperativa, empreendimento que se justificava há vários anos, veio criar melhores condições para a produção vitivinícola e de outros produtos emblemáticos da ilha como a meloa e do alho. A qualidade do vinho, angelica e aguardente, obriga a que seja feita uma aposta séria na recuperação das vinhas abandonadas, utilizando os apoios existentes para este setor.
A CDU considera que a obra de proteção e reabilitação costeira da Barra, em Santa Cruz, depois de concluída será uma mais-valia para as atividades náuticas de recreio com potencialidade para o turismo ligado a este setor. Contudo é fundamental a reabilitação de todo o património histórico existente nesta área, nomeadamente o que se refere à caça à baleia, ao Forte e à Poça das Salemas.
A CDU assume o compromisso de defender nas instâncias próprias os interesses da população graciosense. Para nós o desenvolvimento económico dos Açores só se concretiza se este for promovido por igual em todas as parcelas do arquipélago.




Coro Juvenil da Matriz de Santa Cruz sai em digressão a Lisboa

O Coro Juvenil da Matriz de Santa Cruz da Graciosa, desloca-se a Lisboa de 11 a 15 deste mês de Julho.
Nesta digressão à capital portuguesa, no próximo Sábado, 13, pelas 16h30, na Igreja das Patameiras, Pontinha, o coro Graciosense vai realizar um concerto, no qual vai também participar o coro anfitrião, o Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha.






Filarmónica de Guadalupe participou na Semana Cultural das Velas

A Filarmónica da Freguesia de Guadalupe abrilhantou as festas, participando em desfile, concerto com outras bandas e apoio musical a duas marchas de São João.




“Perspetivas do Olhar” na Biblioteca Municipal até 26 de Julho

A Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, tem patente a exposição “Perspetivas do Olhar”, do fotógrafo José Santos, uma mostra conta com 29 fotografias que captam a história de mulheres e de um homem que sobreviveram ao cancro da mama.
Sensível a esta temática, o município de Santa Cruz da Graciosa aderiu a esta iniciativa.




Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove Workshop de Folha de Milho na Graciosa


A formação, que está a cargo da artesã Adelaide Costa, termina no Sábado e tem sido realizada no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa.

Twitter Facebook Favorites More