Traduzir

Rádio Graciosa


17 junho 2019

Celebrações Regionais do Dia Europeu da Música juntaram as quatro Filarmónicas da Graciosa

A Ilha Graciosa acolheu na noite de Sábado, a primeira celebração regional do Dia Europeu da Música.
O Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, promoveu esta celebração com o objetivo de destacar a cultura e a música como elementos da identidade europeia.
Rui Bettencourt afirma que os Açores, são uma parte da União Europeia que se destaca pelas suas particularidades e a Graciosa, como ilha açoriana da música, fazia todo o sentido que fosse a primeira a receber esta comemoração.
Maria da Conceição Cordeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, enalteceu o papel que tem as filarmónicas na formação dos nossos jovens, para além do importante papel cultural.
Cerca de uma centena de músicos filarmónicos Graciosenses estiveram em cima do palco tocando, em harmonia, o hino da Europa.
Há muitos anos que as quatro filarmónicas da Graciosa não se juntavam, num mesmo evento.
A iniciativa envolveu numa ação inédita, as quatro bandas filarmónicas da ilha, que foram dirigidas pelos seus maestros e coordenadas pela maestrina Vânia Bettencourt.
Vânia Bettencourt destacou o esforço de todas as filarmónicas, para esta celebração conjunta e destacou a importância do convívio entre músicos e que as filarmónicas se ouçam umas às outras.
No total, estiveram envolvidos cerca de uma centena de músicos da Sociedade Filarmónica União Praiense, da Filarmónica União Progresso de Guadalupe, da Filarmónica Recreio dos Artistas e da Sociedade Filarmónica União Popular Luzense. As bandas preparam-se para este vento ao longo das últimas semanas, apresentando temas exclusivamente de compositores europeus.
A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que ofereceu um lanche convívio aos músicos das quatro bandas.





Twitter Facebook Favorites More