Traduzir

Rádio Graciosa


21 maio 2019

Projeto piloto de monitorização da pesca de pequena escala decorre na Graciosa até Julho

A Associação de Pescadores Graciosenses acolheu na Segunda-feira, uma sessão pública de apresentação do projeto-piloto “Por Uma Pesca Rumo ao Desenvolvimento Local Costeiro”, com vista ao conhecimento das representações sociais dos atores da pesca local açoriana sobre políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos haliêuticos e habitats marinhos nas ilhas da Reserva da Biosfera (Graciosa, S. Jorge, Flores e Corvo).
Este projeto arranca com uma iniciativa de projeto-piloto para as Ilhas da Biosfera, o qual decorrerá na ilha Graciosa entre Maio e Julho de 2019, a fim de testar possíveis soluções para a gestão local sustentável da pesca de pequena escala, através de uma ferramenta de recolha e monitorização de dados das operações de pesca.
Luis Porteiro, Diretor Regional das Pescas, afirma que é muito importante esta aliança que se está a criar entre pescadores e investigadores, que o governo entende ser importante para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade.
Este projeto surge no âmbito da colaboração entre a Direção Regional das Pescas dos Açores (DRP) e a investigadora Ana Fraga, do CINAV e do CICS.Nova.
A investigadora explicou que os dispositivos, do género do Diário de Bordo, terão espaços para introduzir diversas informações, não só relacionadas com o peixe, mas também sobre outras situações no mar.
Esta iniciativa permitirá fazer o registo das contas correntes das operações de toda a actividade da pesca, bem como permitir integrar e cruzar informação que às vezes está dispersa, levando assim à desburocratização da actividade.

Esta parceria de investigação científica aplicada, conta com a co-promoção da OLSPS, especialista internacional em recolha, gestão e análise dinâmica de dados no setor da pesca e com o apoio da INSYS, marca própria portuguesa da Inforlandia, que desenvolveu uma gama de produtos informáticos altamente resistentes destinados ao uso em condições atmosféricas adversas. Este projeto conta igualmente com a co-promoção da Federação das Pescas dos Açores e da Associação dos Pescadores Graciosenses, motivadas pelas oportunidades identificadas de introdução dos sistemas de monitorização electrónica no setor da pesca, com vista à melhoria da eficácia da gestão das operações de pesca por parte dos mestres e armadores, assim como por parte das associações e cooperativas que gerem as operações administrativas e comerciais de apoio à atividade a nível local.





Twitter Facebook Favorites More