Traduzir

08 fevereiro 2019

Resumo Semanal de 4 a 8 de Fevereiro de 2019

Festival do Alho da Graciosa terminou com balanço positivo


A Ilha Graciosa acolheu o I Festival do Alho da Graciosa, um evento com menus especiais na restauração da ilha, conferência, showcooking, atividades com crianças, exposições, visitas guiadas aos campos agrícolas da Graciosa e um fórum de produtores de alho da Graciosa.
Num encontro entre SDEA, Câmara de Comércio e produtores foi delineado o início de uma estratégia de promoção e comercialização de alho da Graciosa, que será potenciado através da Marca Açores.
Rodrigo Rodrigues, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, confirmou que abastecer não só as 9 ilhas dos Açores, mas também cadeias de lojas e restaurantes Gourmet são algumas das opções.
A Graciosa produz atualmente cerca de 25 toneladas de alho, mas terá que produzir em mais quantidade.
O objetivo é aumentar a produção sem que o produto perca a qualidade, uma vez que o alho produzido na Graciosa tem uma grande atividade microbiana, resultante do PH dos solos da nossa ilha.
Rodrigo Rodrigues, Presidente da Câmara de Comercio de Angra do Heroísmo, afirma que o balanço do evento é positivo, por todas as ideias e projetos que dele saíram.
Os objetivos da organização foram conseguidos, sendo que a promoção do produto e do evento é também importante e um trabalho a prosseguir.
O Festival do alho da Graciosa poderá ser para continuar, desde que se mantenham as parcerias que não necessárias devido aos custos de um evento deste género, conforme nos disse Rodrigo Rodrigues.





JSD Graciosa fez ouvir no Congresso Regional da JSD Açores

O XX Congresso Regional da JSD/Açores, que juntou mais de 100 congressistas para a eleição dos novos órgãos regionais e debate da situação política regional, contou com a presença do Presidente da JSD/Graciosa, Daniel Silva, e dos militantes graciosenses, Bruno Espínola, Luís Tadeu Vieira, Luís Pereira, Paula Salgado e Susana Silva. 
O Presidente da JSD/Graciosa, Daniel Silva, na sua intervenção em congresso, pediu que “a JSD/Açores continue a ser o representante de todos os jovens, de todas as ilhas dos Açores, independentemente do seu tamanho”.
Nas urnas, Daniel Silva foi eleito vogal da Comissão Política Regional, o órgão executivo da JSD/Açores, juntando-se a Luís Pereira, que foi reeleito como Vice-Presidente Coordenador da JSD/Açores. Bruno Silva foi eleito secretário da mesa do congresso e a Paula Salgada e Luís Tadeu Vieira como conselheiros regionais da estrutura.
Flávio Soares, recandidatou-se e mantém-se à frente da estrutura com 93% dos votos. 





Abatidos 641 bovinos em 2018 na Graciosa

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, os 641 animais abatidos, resultaram em 154.367 Kg de carne para consumo.
Analisando 2018, Julho foi o mês de mais abates, com 109 cabeças abatidas, seguindo-se Junho, com 81 abates.
Em comparação com 2017, foram abatidos mais 50 bovinos, do que em 2017, ano em que tinham sido abatidos 591 bovinos, pesando 141.813 Kg.





Diretor Regional da Agricultura afirma que Graciosa tem condições para aumentar a produção de alho

O Diretor Regional da Agricultura afirmou que há condições para produzir mais alho nesta ilha, tirando melhor partido das infra-estruturas existentes e do apoio técnico, para valorizar mais uma produção tradicional, responder às exigências do mercado e dos consumidores.
No encerramento do 1.º Festival do Alho da Graciosa, José Élio Ventura disse que importa aproveitar a associação do alho à ‘Marca Açores’ para dar a este produto uma nova dimensão, quer regional, quer nacional.
Para o Diretor Regional, devem ainda ser consideradas outras estratégias, como a produção de alho em modo biológico ou o facto de ser produzido numa Reserva da Biosfera, o que lhe pode permitir ostentar o símbolo de produto da ‘Biosfera Açores’.





PSP levou às escolas a Operação “Internet Mais Segura”

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou a Operação “Internet Mais Segura”, através da realização de ações de sensibilização junto das escolas do 1º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, sobre precauções para uma utilização segura da internet.
Além das ações de sensibilização para os mais jovens, a PSP tem executado um verdadeiro “policiamento da internet”, acompanhando, prevenindo e investigando vários tipos de criminalidade que se desenvolvem através da rede web – onde se destacam as burlas online: compra e venda de artigos online, falsos arrendamentos, ofertas de emprego/trabalho, falsos empréstimos, etc.





Servidos 504 menus especiais durante o I Festival do Alho da Graciosa

Os restaurantes Costa do Sol, Jale, JJ e Remember Azores, do Graciosa Resort, tiveram disponíveis, ementas especiais com entrada e prato principal, concebidos com alho, pelo preço de 12€.
Os menus foram a 100% da responsabilidade dos restaurantes graciosenses, que mostram assim inovação e qualidade.





Autarca da Calheta de São Jorge pretende revitalizar o "triângulo" com os municípios de Angra do Heroísmo e Santa Cruz da Graciosa

Em declarações à RTP Açores, Décio Pereira, que reclama o empenho do governo no reforço das ligações marítimas, disse pretender desafiar os autarcas de Santa Cruz da Graciosa e de Angra do Heroísmo, no sentido de recuperar uma ligação que é histórica entre os 3 concelhos.
O autarca jorgense considera que o turismo das três ilhas ficava a ganhar com esta ligação, ainda para mais depois da extinção da Linha Lilás.





Campanha de levantamento do número de Burro Anão da Graciosa está a decorrer este mês

A identificação dos burros, através de microchip e análise de sangue, é gratuita bastando para tal os criadores e proprietários dos animais enviarem os seus dados, designadamente, nome, morada, contactos e n.º de animais, para o email burrodagraciosa@gmail.com ou ligar para o n.º 916056431.
A identificação e marcação dos referidos animais é importante para o reconhecimento, preservação e valorização desta raça autóctone graciosense, cada vez mais procurada por pessoas de todo o País.




Graciosa acolheu Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, em que Vasco Cordeiro apelou ao “entendimento”

O Conselho Regional da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, reuniu Quarta-feira na ilha Graciosa.
No total, participaram na reunião deste órgão consultivo, cerca de meia centena de conselheiros de todas as ilhas dos Açores.
Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, participou do evento e depois de salientar que o Governo dos Açores não se coloca à margem deste processo de diálogo, Vasco Cordeiro afirmou que seria um erro crasso de estratégia se “qualquer uma destas parcelas – produção, transformação e comercialização -, por um momento que fosse, alimentasse a esperança de triunfar, salvando-se a si e deixando cair os outros”.
Perante os conselheiros dos vários setores da agricultura regional, Vasco Cordeiro frisou que é, assim, “essencial que cada um compreenda os constrangimentos do outro e que faça o máximo do seu esforço quanto à capacidade de poder fortalecer este setor”.




Alunas da Escola de São Mateus venceram concurso de expressão livre do I Festival do Alho da Graciosa

No âmbito do I Festival do Alho da Graciosa, para além de alguns alunos terem visitado a Cooperativa Agrícola da Graciosa, para aprenderem como se cultiva o alho, houve também a possibilidade de apresentarem trabalhos de expressão livre. Estes trabalhos estiveram expostos, na entrada do Centro Cultural da Graciosa, no dia da Conferência, de modo a serem apreciados e receberem os votos dos visitantes.





Certificação do Alho da Graciosa avança este ano

Este ano, a Adega Cooperativa da Graciosa, com o apoio técnico do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA), vai submeter um processo de certificação DOP do alho da Graciosa.
Entre os produtos açorianos DOP estão: o Queijo de São Jorge, Queijo do Pico, Ananás dos Açores, Maracujá de São Miguel, Mel dos Açores.




Câmara Municipal apoiará interessados em tirar curso de Nadador Salvador

A Câmara Municipal informou que colaborará nas deslocações dos interessados em frequentar estes cursos, com o intuito de exercerem funções nas zonas balneares da Graciosa no próximo verão.
Recorde-se que a falta de nadadores salvadores na Graciosa é um problema de muitos anos, tendo atingido no ano passado um ponto preocupante, que levou a que o Barro Vermelho não conseguisse hastear a Bandeira Azul. A Piscina Municipal só funcionou graças ao recrutamento de dois nadadores terceirenses, que pelo segundo ano consecutivo estiveram a trabalhar na Graciosa durante a época balnear.
Trata-se por isso de uma oportunidade para desempregados ou jovens, que assim tem possibilidade de exercer esta profissão no Verão.
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Câmara Municipal através do número de telefone 295730040.
A Direção Regional dos Assuntos do Mar deu a conhecer que estão abertas as inscrições para os 4 cursos de nadadores salvadores aprovados para os Açores.
Os cursos decorrerão no 1.º semestre de 2019, com início nas seguintes datas:
️ 22.02.2019 - São Miguel
️ 01.03.2019 - Terceira
️ 15.03.2019 - Faial
️ 13.05.2019 - Santa Maria


Twitter Facebook Favorites More