Traduzir

Rádio Graciosa


05 fevereiro 2019

PSP levou às escolas a Operação “Internet Mais Segura"

Comemora-se hoje, dia 5 de fevereiro, o Dia Europeu da Internet Segura cujo slogan é “Together for a better internet”.
Não se tratando de um fenómeno recente, o recurso às novas tecnologias tem promovido uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança, em função das ameaças que comportam e das vulnerabilidades que encontram no seu público-alvo – os jovens.
A criminalidade virtual, sobretudo quando associada às redes sociais, ainda que possa divergir da vertente física da provocação, ameaça, intimidação e vitimização entre jovens, ou entre jovens e adultos, não é menos real por isso. A internet, não obstante todas as vantagens que proporciona, é assim inegavelmente veículo de enormes riscos.
Nesse sentido a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou a Operação “Internet Mais Segura”, através da realização de ações de sensibilização junto das escolas do 1º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, sobre precauções para uma utilização segura da internet, informou a PSP em comunicado.
Além das ações de sensibilização para os mais jovens, a PSP tem executado um verdadeiro “policiamento da internet”, acompanhando, prevenindo e investigando vários tipos de criminalidade que se desenvolvem através da rede web – onde se destacam as burlas online: compra e venda de artigos online, falsos arrendamentos, ofertas de emprego/trabalho, falsos empréstimos, etc.
Paralelamente, nas plataformas digitais, a PSP tem lançado várias campanhas de informação/sensibilização, no sentido de alertar para fenómenos que ocorrem nas redes sociais e podem perigar os jovens, com consequências offline. O grande desafio é alertar e prevenir, fazendo ver que cada vez há menos separação entre o mundo offline e o mundo online.
Nestes últimos tempos a PSP lançou vários alertas, nomeadamente alguns conselhos gerais de auto protecção, alerta quanto à extorsão sexual online, MoMo do Whatsapp, Baleia Azul, Prevenção no âmbito da Cyber Monday, Passwords mais utilizadas, Cyber Stalking e Bullying e ainda o Netflix Bird Box.




Twitter Facebook Favorites More