Traduzir

Rádio Graciosa


14 fevereiro 2019

Projeto ‘Clube do Pequeno-Almoço’ será alargado todas as escolas do ensino pré-escolar

A Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências afirmou que a adesão registada na implementação do projeto ‘Clube do Pequeno-Almoço’ na ilha de S. Miguel reforça o objetivo de alargar esta iniciativa a todas as escolas do ensino pré-escolar nos Açores.
O ‘Clube do Pequeno-Almoço’ é uma iniciativa da Equipa de Saúde Escolar da USISM, enquadrada nos objetivos da Saúde Escolar, da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, que teve início em Dezembro.
O projeto, que abrange 66 escolas do pré-escolar da ilha de S. Miguel, num total de cerca de 2.500 alunos e 1.400 pais, teve em consideração os resultados do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco 2016-2017, que elegeu a alimentação saudável como tema obrigatório a ser desenvolvido pela Saúde Escolar.
O 'Clube do Pequeno-Almoço' enquadra-se no Plano de Atividades da Saúde Escolar, seguindo as metas do Programa Regional de Promoção para a Alimentação Saudável, que tem nos jovens os seus principais alvos de atuação.
A ação, que conta com o apoio das autarquias, propõe a realização de dois pequenos-almoços exemplificativos por trimestre, envolvendo, além das crianças, a comunidade docente e não docente, e os pais dos alunos do pré-escolar.
Para o Governo, esta é uma oportunidade para pais e filhos adquirirem conhecimentos sobre as propriedades e a correta utilização dos alimentos.
O excesso de peso infantil atinge 32,5% das crianças e adolescentes açorianas, sendo o aumento do consumo de alimentos de elevada densidade energética, como as bebidas açucaradas, apontado como uma das principais causas desta problemática.
O Programa Regional para a Alimentação Saudável tem como uma das suas estratégias, no que diz respeito à alimentação, atividade física e saúde, recomendar o aumento do consumo de fruta e produtos hortícolas e reforçar a importância do pequeno-almoço.


Twitter Facebook Favorites More