Traduzir

Rádio Graciosa


11 janeiro 2019

Resumo Semanal de 7 a 11 de Janeiro de 2018

Antiga Casa dos Magistrados continua a degradar-se sem solução à vista

Na primeira reunião de 2019 da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, o vereador António Reis do PSD, mostrou preocupação com o estado de abandono da antiga casa dos magistrados.
Na interpelação, o vereador António Reis pretendia saber ainda se, caso não haja acordo, a autarquia estaria disponível para assegurar a manutenção dos espaços exteriores e a conservação do próprio edifício.
Na resposta, Conceição Cordeiro, Vice-presidente da Câmara Municipal, disse que apesar dos contatos estabelecidos pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com vista à aquisição do imóvel, "não tem havido grandes desenvolvimentos". Esclareceu ainda que o processo também está atrasado, devido à mudança do diretor do instituto responsável pelo edifício, por isso a autarquia continua a aguardar uma resposta.
Situada na Avenida Mouzinho de Albuquerque, em Santa Cruz da Graciosa, é cada vez mais evidente o estado de degradação da antiga casa dos magistrados, que já foi alvo de uma denúncia ao Ministério da Justiça, pelos deputados do PSD Açores à Assembleia da Republica, Berta Cabral e António Ventura.




PSP deteve dois homens por condução sob efeito do álcool

Segundo informação do Comando Regional, “foi detido, um indivíduo do género masculino, de 20 anos de idade, por condução de um veículo, sob a influência de álcool, com uma TAS de 1.44 g/l.”
No passado Domingo, dia 6 de Janeiro, “foi detido, um indivíduo do género masculino, de 46 anos, por condução de veículo, sob efeito de álcool com uma TAS de 1,79 g/l.” 




Lázaro Silva reeleito para mais um mandato na Associação de Pescadores Graciosense

No dia anterior ao ato eleitoral, Lázaro Silva anunciou que se recandidatava mais uma vez porque acredita que pode “fazer muito mais pela pesca na Graciosa e nos Açores”.
Entre os projetos do presidente reeleito, está continuar com a valorização do pescado, formação dos pescadores e ainda candidatar a associação a um apoio para uma maquina de gelo e ainda “abrir uma pequena unidade de transformação que nos permita fazer rissóis de espécies de pescado com menor valor comercial, utilizando o nosso peixe seco que já é uma iguaria conhecida por muitos Açorianos, assim teremos rissóis de peixe seco e de peixe fresco.”
Entre os objetivos para este mandato está continuar a divulgar o selo Marca Açores, adquirido recentemente pela associação.




Filarmónica Recreio dos Artistas celebrou 106 anos com Concerto de Ano Novo

Do programa das celebrações constou um programa musical, com participação de alunos da Escola de Música e da Banda Filarmónica.
No evento, foram ainda entregues os certificados de uma formação realizada em Novembro e a banda retomou uma prática de premiar os músicos, ao entregar os prémios ao músico mais assíduo e aos dois músicos revelação do ano de 2018.
Vânia Bettencourt, maestrina da banda, afirma que este tipo de eventos é importante para motivar os músicos e mostrar o trabalho que é feito durante o Inverno.
A banda é atualmente composta na sua grande maioria por jovens, no entanto o futuro na banda nunca está assegurado.
A entrega de prémios serve de incentivo aos músicos, sendo também muito importante o papel das famílias.




Registadas 330.804 operações multibanco durante 2018 na Graciosa

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, nas 9 caixas multibanco existentes na Graciosa, foram registadas 330.804 operações, ao longo do ano 2018.
A maior parte das operações foi de levantamentos nacionais, 157.212 levantamentos, no valor de 9 milhões e 164 mil euros, havendo ainda a registar 16. 266 pagamentos de serviços no valor de 1 milhão e 220 mil euros.




Programa “Açores Recebe Bem” chega a Santa Cruz da Graciosa a 10 de Janeiro

Depois da ilha Terceira, a iniciativa prossegue em Santa Cruz da Graciosa, a 10 de Janeiro, prolongando-se até meados de Abril, centrada na cultura de serviço e bem receber nos Açores, que será o mote do trabalho a desenvolver durante os próximos meses em todos os concelhos do arquipélago.
Em parceria com o IPDT - Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, este programa de capacitação no atendimento para profissionais do setor do turismo conta, para já, com cerca de 500 inscritos nos workshops que vão decorrer em todos os concelhos dos Açores.




Força Aérea realizou evacuação da Graciosa no Domingo

A Esquadra751, da Força Aérea Portuguesa, realizou no domingo três transportes médicos urgentes, consecutivos, no arquipélago dos Açores.
Foi assim realizada a primeira evacuação médica urgente da Graciosa em 2019, tendo a última de 2018 sido realizada no Dia de Natal, 25 de Dezembro.




Câmara Municipal promoveu Noite de Reis na Casa Museu João Tomás

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa convidou o Grupo de Reis, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe, para participar nas celebrações do Dia de Reis na Casa Museu João Tomás, no passado domingo, dia 6 de Janeiro.
O Presidente, Manuel Avelar, destacou a importância deste evento como forma de dinamizar a Casa Museu e a cultura graciosense.




Conjunto Onda Jovem terminou digressão aos Estados Unidos

A banda da Freguesia de Guadalupe atuou na Festa de Passagem de Ano do Portuguese American Center em Lowell e no passado sábado, realizou a segunda e última atuação em Peabody.




Junta de Freguesia da Luz faz limpezas no âmbito da Eco-Freguesia 2018

A Junta de Freguesia da Luz procedeu recentemente a uma ação de limpeza com os seus trabalhadores, tendo recolhido uma grande variedade de resíduos, desde pedaços de metal, cadeiras e pneus.

Twitter Facebook Favorites More